Café Filosófico

gravações do café no mês de junho: adolescência em cartaz

Café Filosófico CPFL do mês de junho debate adolescência

__ __ __

Adolescência em cartaz
curadoria | diana e mário corso, psicanalistas

Os autores de Adolescência em cartaz: psicanálise e filmes para entendê-la recorrem ao cinema para lançar um olhar psicanalítico sobre a adolescência. Época de colocar a família em cheque, de amizades e amores intensos, de uma relação de fascínio e horror com o espelho, tempo de bravatas, riscos e de inquietudes para seus adultos. Nossos programas serão organizados por temáticas, com ênfase no que tira o sono dos mais velhos. Serão representadas por filmes, desde clássicos como Juventude Transviada, Laranja Mecânica e Carrie, até sucessos mais recentes como Juno, As Vantagens de ser Invisível e Azul é a Cor Mais Quente. A ideia é que a magia do cinema possa despertar um sentimento de empatia com a adolescência que um dia também foi nossa.

___ ___ ___

gravação: 08/06/2018
adolescentes e adultos: tudo fora do eixo
com diana e mário corso, psicanalistas

É na adolescência que os jovens mais precisariam que os mais velhos mantivessem algum equilíbrio. Infelizmente, estes costumam também entrar em crise. Tudo fica fora do eixo, principalmente os adultos que compreendem a adolescência através da lente de seus preconceitos e fantasias, pois sempre têm pendências com o próprio passado e temores sobre o futuro.

___ ___ ___

gravação: 15/06/2018
corpo, amor e sexo: a única certeza é a dúvida
com diana e mário corso, psicanalistas

Na adolescência temos que administrar expectativas e heranças culturais, o processo é bem complexo. A construção da identidade de gênero, por exemplo, sintetiza as enormes expectativas colocadas sobre as crianças e aos jovens, que têm que provar-se à altura, mesmo na época pela qual nos sentimos menos atraentes e resolvidos.

___ ___ ___

gravação: 22/06/2018
violência e drogas: o retrato da desesperança
com diana e mário corso, psicanalistas

Por quê, e como, a adolescência é retratada e concebida de acordo ao mais trágico dos quadros esperados? Como esse preconceito para com os adolescentes nos contamina, e nos impede de ver o que realmente temos em frente? Interrogamos a que fantasias dos adultos essa visão deturpada corresponde, assim como quais são os efeitos sobre os jovens de cada época dessas expectativas.

Mário e Diana Corso

___ ___ ___

café filosófico cpfl | instituto cpfl (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas) | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.