Café Filosófico

“Mente em Foco” é a nova série do Café Filosófico CPFL em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil

Com estreia nesta quinta (21), série Mente em Foco vai abordar, em dois encontros, os impactos da tecnologia e da maternidade para a saúde mental; o encontro será às 19h, com entrada gratuita e transmissão pelo Youtube

Na próxima quintafeira (21), estreia  a série “Mente em foco” no Café Filosófico CPFL ao vivo. A série é fruto da parceria com o Movimento Mente em Foco, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, e que acontece pelo segundo ano consecutivo. Composta por duas palestras, “Mente em foco” propõe reflexões importantes que impactam a saúde mental contemporânea. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e completa 20 anos em 2023.

Dados aferidos pela pesquisa do Global Health Service Monitor, realizada pelo Ipsos em agosto de 2022, com 23,5 mil entrevistados de 34 países, apontaram que, no Brasil, 49% dos entrevistados citaram a saúde mental como um dos principais problemas enfrentados no país – em 2018, o percentual era de 18%.

No mundo pós-pandêmico, o mundo experimenta uma aceleração da digitalização da vida, contexto em que a tecnologia está diretamente envolvida. Essa potente ferramenta ajuda na otimização de processos e do tempo, mas também tem gerado impactos na saúde.

Primeiro episódio

O primeiro encontro será nesta quinta-feira (21), com o médico Arthur Lima e o tema “Impactos da tecnologia na saúde mental“, contextualizando a saúde mental no processo de transformação do trabalho, a partir da adoção das tecnologias contemporâneas.

“O trabalho vem se modificando ao longo da história, desde a produção agrícola até as revoluções industriais e, também, mais recentemente, com a chegada da digitalização e das tecnologias avançadas. Mas, quais são os impactos positivos e negativos da introdução dessas novas tecnologias na organização do trabalho e nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores?”, questiona Lima.

Arthur Lima é especialista em Saúde da Família, mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Federal da Bahia, doutorando no Programa de Medicina e Saúde da Faculdade de Medicina da Bahia, e em 2020 figurou na lista “Forbes Under 30”.

O segundo e último encontro será na quinta-feira (28), com a médica  Simone Nascimento e o tema “Maternidade e desafios da saúde mental de quem cuida“, abordando a condição da saúde das mulheres no mercado de trabalho, destacando os desafios enfrentados por elas em relação à dupla jornada e à desigualdade de gênero.

Movimento Mente em Foco

O Movimento Mente em Foco é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que traz para o centro das decisões das empresas a pauta da saúde mental, estimula a discussão sobre o tema, estabelece ações concretas e de suporte às empresas a fim de contribuir para a criação de ambientes de trabalho saudáveis. 

A iniciativa objetiva que a saúde mental seja tratada não apenas como uma medida emergencial, mas, de forma preventiva e humanizada, como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das companhias – um avanço no ODS 3, que trata de Saúde e Bem-Estar – e que tem, como embaixador, o CEO do Grupo CPFL Energia, Gustavo Estrella.

As gravações podem ser acompanhadas presencialmente pelo público, por ordem de chegada, a partir das 18 horas, com entrada gratuita. Não há inscrição prévia ou retirada de ingressos.

A classificação é de 14 anos e a transmissão online acontece pelo canal Café Filosófico CPFL, no Youtube. O Instituto CPFL fica à Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, no bairro Chácara Primavera, em Campinas (SP).

Serviço

Café Filosófico CPFL ao vivo com Arthur Lima, médico

Quando: dia 21 de setembro, quinta-feira, às 19h 

Onde: Instituto CPFL – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.