Café Filosófico

melancolia da desigualdade – a cidade dividida, com ermínia maricato (versão completa)

Não é por falta de lei e de planos que vivemos, no Brasil, uma situação precária de habitação, afirmou a arquiteta, urbanista e professora da USP Maria Ermínia Maricato durante o Café Filosófico CPFL sobre “A melancolia da desigualdade: a cidade dividida”, no dia 12 de agosto de 2016.

Ao lado da psicanalista Maria Rita Kehl, curadora do módulo sobre “A melancolia da vida cotidiana”, a urbanista lembrou que leis, como a de mobilidade urbana, é avançadíssima no país, o que contrasta com o que classificou como uma “realidade arcaica”.

Segundo ela, a chamada arquitetura da desigualdade está se aprofundando nos últimos anos, sobretudo com a expansão dos loteamentos fechados, em detrimento da situação nas periferias, onde “há um esmagamento das nossas mulheres e negros”.

Maricato diz ver com entusiasmo, no entanto, os movimentos de criação e inovação protagonizados pelos jovens destes espaços.

“Lutar pelo coletivo é sempre anti-depressivo”, afirmou. “A forma mais fácil de recuperar a cidadania é perto de casa. Precisamos mudar o destino do município.”

Confira a íntegra do encontro:

melancolia da desigualdade – a cidade dividida, com ermínia maricato (versão completa) from cpfl cultura on Vimeo.