CPFL nos hospitais

Médicos do Sorriso voltam a distribuir doses de alegria em Caxias do Sul (RS)

Foto: Pri Moraes/Divulgação

 

Trupe de palhaços doutores retomaram as atividades no Hospital Geral no último dia 13 de junho. No ano em que comemoraram quase 20 anos de história, a programação inclui o lançamento de um livro e de um documentário sobre o trabalho realizado

Completando quase duas décadas distribuindo doses de alegria aos pacientes internados nos hospitais do Rio Grande do Sul, o grupo Médicos do Sorriso abre os trabalhos de “atendimentos” no Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul em 2023, entidade que atende pelo SUS à população de 49 municípios da Serra. As atividades acontecerão duas vezes por semana e se iniciam no dia 13 de junho. A trupe de palhaços com 14 artistas, liderada pelo ator e idealizador do projeto Davi de Souza, estará de volta ao local provendo momentos de descontração e emoção para pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Ao longo dos 19 anos de história a equipe do Médicos do Sorriso passou por mais de 20 instituições de saúde do Rio Grande do Sul, impactando a rotina de atendimento de mais de 70 mil pessoas, com muita leveza e descontração no ambiente hospitalar. É por meio das brincadeiras, humor e contação de histórias que os “doutores” promovem um atendimento superespecial aos internados.“Os Médicos do Sorriso têm por pilar de fundamentação a atuação de atores que, por meio do palhaço, levam aos hospitais um atendimento humano. Portanto, humanidade com um olhar muito especial para cada pessoa que cruzar nosso caminho enquanto estivermos naquele ambiente”, afirma Davi.

E foram muitas as histórias e pessoas que cruzaram os caminhos desse grupo nesse tempo. Para deixar registrado todo esse trabalho, o ano de 2023 será celebrado com o lançamento de um livro escrito por Fernando Bins e de um documentário dirigido por Nivaldo Pereira e Daniel Herrera.

Para aguçar a curiosidade do público, a equipe revela um pouco do que esperar do livro. A narrativa da obra está longe de ser tradicional. Nas páginas, o leitor terá sim a história da trupe, mas mais do que isso, terá ali histórias de pessoas. Pessoas como um jovem garoto (filho de família humilde), que lá pelos anos 70/80 nasceu, cresceu e foi hospitalizado. Naquele ambiente, ele teve o mais caloroso, empático e motivador dos contatos humanos. Foi no hospital que conheceu aqueles que seriam uma inspiração de vida. Também no livro será possível conhecer a história de uma jovem que nasceu assistida pelos Médicos do Sorriso. Sim, eles estavam lá na hora do parto. Naquele momento ela recebeu um nariz vermelho e o dom da arte no olhar, que desenvolveu ao longo dos anos, seguindo os passos desse grupo.

“Por hora, o que posso entregar é que o livro é sobre Médicos. É sobre Sorrisos. E tudo mais que existe e vive no meio de tudo isso”, revela Davi.

Para a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto, apoiar a iniciativa fomenta o bem-estar social. “Apoiar projetos que promovam a saúde e bem-estar, como o Médicos do Sorriso, é um compromisso que temos com as comunidades onde o grupo CPFL atua. Um caminho que temos percorrido por meio da frente social RGE nos Hospitais, em sinergia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da ONU, gerando impactos positivos e bem-estar para as nossas pessoas”.

O projeto “Médicos do Sorriso: Uma história para ser contada e encantada” conta com o patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL.