cafe filosófico

Marcos Cavalcanti explica o trabalho na sociedade do conhecimento

Em um café filosófico cpfl voltado ao trabalho, o especialista Marcos Cavalcanti deu um recado a quem lida diretamente com crianças: estamos impedindo que se desenvolvam ótimos profissionais. Dono do blog Inteligência Empresarial, Marcos falou como desde cedo somos desencorajados por nossos professores, amigos e até mesmo pais quando se fala em criatividade.



– Veja fotos do evento

– Veja a íntegra da palestra

Durante a apresentação, não faltaram exemplos de pessoas que passaram por isso. No chat da transmissão ao vivo pelo site, algumas pessoas relataram essas atitudes, algumas traumáticas, como Louis, que passou a esconder seus desenhos após críticas de seus pais quando ainda era criança.

Além da questão criativa, Marcos falou também sobre a atual conjuntura de trabalho, onde o conhecimento é central. Deste ponto de vista, segundo ele, o Brasil dá um passo para trás ao investir tanto em petróleo, por exemplo. A crítica veio também à idéia do governo de uma nova estatal só para o pré-sal, que foi apelidada por ele de "petrossauro".

A palestra faz parte do módulo "Como a filosofia pode nos ajudar a enfrentar a crise contemporânea", de Viviane Mosé. A série se encerra no dia 25 de setembro, com a presença da curadora e de Oswaldo Giacoia Jr. falando sobre "Desafios contemporâneos – o pensamento".