cafe filosófico

Luiz Felipe Pondé abre módulo abordando o trágico na vida

Um dos nomes mais associados ao Café Filosófico CPFL é o do filósofo Luiz Felipe Pondé. E coube a ele a apresentação da palestra da última sexta-feira, dia 5 de junho, "A Clínica do Trágico", encontro que deu início ao módulo "Os fantasmas da perfeição", que conta com sua curadoria.


Veja fotos do evento

Vídeos das palestras de São Paulo
Utopia na personalidade: crise e superação da neurose da felicidade perfeita – Ricardo Goldenberg
A Clínica do Trágico – Luiz Felipe Pondé
Utopia do amor perfeito – Caterina Koltai
A utopia da melhor idade – Leandro Karnal

Vídeos das palestras de Campinas
A Clínica do Trágico – Luiz Felipe Pondé
A utopia do autoconhecimento, com Ricardo Goldenberg
Utopia da eterna juventude, com Marcelo Coelho

Matérias sobre o módulo
Pondé fala sobre o trágico no Café Filosófico CPFL em São Paulo
Filósofo Luiz Felipe Pondé inicia série sobre utopias em São Paulo
Psicanalista encerra módulo com participação do público
Marcelo Coelho traz otimismo na busca pela eterna juventude
Luiz Felipe Pondé é o curador do Café Filosófico CPFL de Campinas em junho

A popularidade do palestrante pôde ser comprovada com a lotação do evento. Com trechos de filmes como Macbeth, Cruz de Ferro e Tróia, o filósofo abordou um lado pouco otimista da vida. Este tom pautou toda a conversa, que só foi atenuada no final, com a participação do público. O próprio palestrante reconheceu o pessimismo e disse que era esta a ideia por trás de toda a apresentação. Porém, o humor refinado durante a conversa mostrou o porquê de tanta popularidade de Pondé no Café Filosófico CPFL.

E isto se refletiu até mesmo na internet, durante a transmissão ao vivo do evento. O debate entre os participantes do chat foi caloroso e não parou um minuto. Mesmo antes do início da palestra, os internautas já estavam online aguardando o começo da apresentação, e foram poucos os que não viram até o final.

Pondé foi o primeiro dos três palestrantes deste mês em Campinas. No dia 19, o sociólogo Marcelo Coelho dá continuidade ao módulo, que tem encerramento no dia 26 com Ricardo Goldenberg. Por causa do feriado do dia 11, não haverá evento no dia 12 na cidade.