Lua de Fel: sensualidade e possessão – Carlos Byington e Maria Helena Guerra
Publicado em:20/02/2009 às 13:26:36
Carlos Byington e Maria Helena Guerra, psicanalistas junguianos, discorrem sobre o filme Lua de Fel, no qual dois artistas se apaixonam e se tornam prisioneiros da sensualidade na busca da plenitude do amor. A busca obsessiva pelo prazer torna-se o obstáculo para que conheçam verdadeiramente o outro. Aos poucos sua relação transborda para um masoquismo que vai ao seu limite. Dois personagens que caminham cegos para a perversão e a tragédia. Um filme que serve como base para um profundo aprendizado, pois apresenta em cores fortes caminhos que não devemos seguir.
Carlos Byington
é médico psiquiatra e membro analista fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e diplomado pelo Instituto C.G.Jung na Suíça. Tem título de Notório Saber em Psicologia Analítica pela Faculdade de Psicologia da PUC-SP, pelo Instituto de Psicologia da USP e pela Faculdade de Medicina da USP.
Maria Helena Mandacarú Guerra é psicóloga e analista junguiana, tendo feito sua dissertação de mestrado sobre o poema épico indiano Ramayana. É professora de especialização no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, e editora da Revista Jung & Corpo.