Café Filosófico

Live: Marcelo Ferretti fala sobre saúde mental e trabalho

A edição faz parte do movimento #MenteEmFoco, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil; a transmissão tem início às 18h, pelo canal do Café no Youtube

Na próxima live do Café Filosófico CPFL, que ocorrerá nesta quinta-feira (23), o psicólogo e filósofo Marcelo Ferretti conversa sobre o tema ‘Saúde mental e trabalho’. Este programa conclui a série ‘Mente em foco: trabalho e saúde mental’, sob curadoria do psicanalista Pedro Ambra, realizada em parceria com o movimento #MenteEmFoco, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores. 

Entre tantos impactos causados pela pandemia atual, a saúde mental teve grande destaque pelo aumento exponencial de casos de debilidades emocionais. Para o psicólogo, filósofo e professor da FGV, Marcelo Galletti Ferretti, os efeitos foram devastadores e afetaram os serviços de atendimento à saúde mental. “Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental da população mundial foram devastadores. A prevalência de ansiedade e depressão aumentou de forma drástica, os serviços de saúde mental sofreram importantes desfalques e os cuidados se concentraram sobre o tratamento, especialmente por meio da telemedicina”.

A população mais vulnerável foi a mais afetada, porém, os efeitos também atingiram públicos mais privilegiados. “Moradores das periferias urbanas, mulheres negras e trabalhadores informais foram os mais afetados. Mas o desastre foi extensivo a outros segmentos considerados mais estáveis – como homens brancos, pessoas com ensino superior e empregados com carteira assinada”, explica Ferretti.

Com a economia em crise, milhões de postos formais de trabalho foram perdidos e aqueles que permanecem precisam lidar com essa avalanche de incertezas. O psicólogo ressalta a importância de olhar para essa problemática no ambiente de trabalho com mais profundidade. “Essa situação catastrófica evidenciou ainda mais a importância da pauta da saúde mental no trabalho, cuja discussão e as formas de encaminhamento vêm sendo feitas, ao que tudo indica, de maneira cosmética”.

Neste Café, Marcelo objetiva discutir a maneira de tratar o grave problema das doenças mentais e os agravos relacionados ao tipo de trabalho em ascensão no mundo contemporâneo corporativo e questiona: “o que seria preciso pôr em pauta para que eles possam ser encaminhados de fato?”.

A live do Café tem transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcasts.

Ative o lembrete: