Café Filosófico

LGBTQIA+: playlist reúne programas do Café sobre diversidade, intolerância e sexualidade

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, conteúdo reúne palestrantes como Amara Moira, Laerte Coutinho e Maite Schneider; seleção está disponível no Youtube

Nesta terça-feira, dia 28 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, o Instituto CPFL reuniu programas do Café Filosófico CPFL para tratar de temas que orbitam a relação do mundo com as diferentes subjetividades, a construção de identidades, questões de gênero, o conceito de família contemporânea e a sexualidade.

Composta por cinco vídeos, a playlist soma quase três horas de conteúdos exibidos nos diversos formatos do Café e tem, entre os palestrantes, Amara Moira, Maitê Schneider, Laerte Coutinho e Benilton Bezerra Jr., Roger Mestriner e Flávio Queiroz, e Maria Cristina Werner.

“Eu acredito muito nesse processo do “tornar-se” e esse “tornar-se” não acaba nunca. Não tem finitude. O processo de autodescoberta é um caminho que você decide seguir e não um ponto de chegada onde ele termina. A cada hora que o mundo muda, a gente muda com ele também”, explica Maitê Schneider no programa “As definições nos definem?”. 

“Existe um jeito certo de ser homem e as pessoas que divergem desse jeito certo de ser homem, elas são muito violentadas. E são violentadas para que a sociedade diga com todas as formas que não será tolerado outra forma de existir senão dessa maneira”, contextualiza Amara Moira no Café Expresso “Mundos Compartilhados”. 

No  Café “Gênero e Sexualidade, Além do Rótulo”, Laerte Coutinho reflete sobre preconceito: “Todos nós temos preconceito. Algum preconceito a gente tem no sentido de que a gente não é uma folha em branco e vai recebendo as coisas e elaborando a partir do zero. A gente tem um reservatório, uma ebulição de conceitos que são os nossos preconceitos. O problema é quando esse preconceito é completamente impermeável a qualquer informação nova. Quando ele é uma caixa fechada que não importa os fatos, as informações, os argumentos e o que a vida oferece de vivo, de novo”.

Confira a playlist: