Social

Letícia Almeida Belo alcança seu primeiro sonho: é uma atleta olímpica

Corredora de 17 anos, que compete pelo IVCL Orcampi, disputou a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizada em Buenos Aires (Argentina) no mês de outubro

 

São poucos os atletas que, aos 17 anos, ostentam uma participação olímpica no currículo. Letícia Almeida Belo chegou lá: a corredora de média e longa distâncias disputou a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude e alcançou o primeiro sonho de sua carreira de atleta. A competição foi realizada entre os dias 6 e 18 de outubro, na cidade de Buenos Aires, Argentina.

Letícia, natural de Paraguaçu Paulista (SP), é atleta do IVCL Orcampi desde 2017 – a equipe de Campinas tem o apoio do Instituto CPFL. Orientada pelo técnico Alex Lopes, tinha como meta a conquista da vaga para os Jogos Olímpicos desde a temporada passada.

Até os 12 anos, Letícia praticava natação, mas foi convocada para representar sua cidade natal em um biatlo, onde seu talento para a corrida foi revelado. “Fiz um teste e comecei a treinar atletismo. No começo, fazia as duas modalidades, mas optei pelo atletismo porque era onde eu me destacava mais.” Com o objetivo de se desenvolver no atletismo, procurou o IVCL Orcampi, por seu reconhecido trabalho de desenvolvimento de atletas. Fez um teste com o técnico Alex Lopes, foi aprovada e começou a treinar em Campinas.

Classificada para a prova dos 2.000 metros com obstáculos, Letícia fez parte da delegação brasileira que reuniu 81 atletas. No total, 4.000 atletas (2.000 homens e 2.000 mulheres) entre 15 e 17 anos estiveram na Argentina, representando 179 países.

Foto: Oscar Muñoz Badilla/Consudatle

“Quando cheguei em Buenos Aires e vi a Vila de Atletas foi surreal, foi quando eu tive certeza que eu estava na Olimpíada e que meu sonho tinha sido realizado”, conta Letícia. “Poder conhecer os melhores atletas do mundo, em todas as modalidades, é muito gratificante. Melhor ainda é poder competir com as melhores do mundo da minha prova, e estar entre elas”, diz a atleta, que já projeta uma próxima participação olímpica.

Desde a primeira Olimpíada da Juventude (Cingapura/2010), o Comitê Olímpico Internacional faz um programa de provas e competições inovador. Por isso, Letícia participou de duas provas na Argentina: além dos 2.000 metros com obstáculos, também correu 4km de cross country (prova que é realizada em circuito de terreno acidentado). O resultado também foi calculado de forma diferente. Em vez do sistema eliminatórias-final, as medalhas foram definidas pela somatória de tempo das duas provas.

Letícia disputou os 2.000 m com obstáculos, sua especialidade, em 12 de outubro. Alcançou a melhor marca da carreira na prova (7min14s83) e ficou na 16ª posição. Voltou a correr no dia 15 de outubro para a prova de cross country, que reuniu os atletas de todas as provas de média e longa distâncias – 1.500 m, 2.000 m com obstáculos e 3.000 m. Superou os 4 km de corrida em 14min48, e foi a 13ª entre as atletas de obstáculos. Com os dois resultados, terminou a disputa olímpica no 15º lugar.

“Eu nunca tinha participado de uma prova desse jeito, mas poder competir nos obstáculos e no cross country foi uma experiência incrível. Gostei muito e fiz uma boa participação por causa da preparação que o meu treinador fez”, garante Letícia. “Terminar o ano com uma melhor marca da carreira é muito gratificante, isso quer dizer que o trabalho está dando resultado.”

Os Jogos Olímpicos da Juventude marcaram o fim de uma longa temporada para Letícia, que alcançou muitos bons resultados em várias categorias etárias do atletismo. A corredora conquistou o título brasileiro sub-18 nos 2.000 m com obstáculos e o bronze nos 3.000 metros. Disputou o Campeonato Brasileiro na categoria acima da sua (sub-20): conquistou a prata nos 3.000 m com obstáculos (11min25s07, recorde pessoal) e bronze nos 3.000 m rasos (10min31s73, recorde pessoal). No Troféu Brasil de Atletismo, o Campeonato Brasileiro absoluto, foi 6ª colocada nos 3.000 m com obstáculos.

Letícia também participou do Campeonato Sul-Americano sub-18, com a seleção brasileira, em Cuenca (Equador), e foi 5ª colocada nos 2.000 m com obstáculos. E também defendeu o Brasil na Gymnasiade, a Olimpíada Escolar, em Marrakesh (Marrocos) – foi a 7ª colocada nos 3.000 m rasos.

“O ano foi bem longo, com uma preparação intensa desde a base, porque sabíamos que a temporada teria várias competições importantes. Consegui participar de três seleções brasileiras. Em algumas competições não fiz o que eu queria, mas sei que isso acontece na vida de qualquer atleta”, avalia.

De volta ao Brasil, Letícia agora precisa enfrentar outra corrida: encerrar o ano letivo. Ela está no segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Adalberto Nascimento, no bairro Taquaral, onde mora com a família  – os pais, Marcelo e Jane, e os irmãos Marcelo e Júlia. “Agora é repor as faltas, mas também descansar um pouco. No ano que vem serão muitas competições, e eu estou bem animada.”

O IVCL Orcampi tem o apoio do Instituto CPFL, responsável pelas ações sociais, culturais e esportivas do grupo CPFL Energia, empresa incentivadora do desenvolvimento do Brasil pelo esporte.