cafe filosófico

Lançamento do livro “Inconsciente e Responsabilidade. Psicanálise do Século XXI”, de Jorge Forbes

Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra, em São Paulo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Medicina (Neurologia). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. A.M.E. – Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise.

Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP.

É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral.

Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP.

Tem artigos publicados no Brasil e no exterior; é autor, dentre outros livros, o mais recente: “Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do Século XXI”, em que estuda as mudanças necessárias a uma psicanálise para os tempos pós-modernos, além do Édipo. Também escreveu “Você quer o que Deseja?”; “Da palavra ao gesto do analista” e, em coautoria, “A Invenção do Futuro”, em que pensa soluções para viver na era de quebra dos ideais. Por seus trabalhos sobre as novas formas de viver na pós-modernidade, tem também sido consultado por hospitais, escolas e empresas.

Convidados

Leda Tenório da Motta
É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, onde vem se dedicando a estudos de literatura, comunicação e psicanálise dos discursos midiáticos. Graduada em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo, com doutorado em Semiologia Literária pela Universidade de Paris VII, tendo estudado com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É autora, entre outros, dos livros “Lições de literatura francesa” (Imago, 1997); “Sobre a crítica literária brasileira” (Imago, 2002); “Literatura e contracomunicação” (Unimarco Editora, 2004); “Proust – A violência sutil do riso” (Perspectiva, 2007) e “Roland Barthes – Uma biografia intelctual” (Iluminuras, 2011). Colabora regularmente com jornais e revistas de grande circulação como o Estado de São Paulo e revista Época.

Gravado no dia 18 de abril de 2012 em Campinas.