CPFL Jovem geração

Jovem atleta do IVCL/ORCAMPI se destaca no esporte e nos estudos

Maira Linhares desenvolveu um projeto para ajudar na demanda domiciliar de serviços de cuidadores com tecnologia assistiva

Prestes a completar dois anos e meio de existência, o programa de Apoio Escolar do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL)/ORCAMPI – entidade parceira do Instituto CPFL – segue contribuindo com a transformação da vida dos jovens atendidos. Desenvolvido em paralelo aos treinamentos de atletismo oferecidos pela entidade, a iniciativa vem alcançando importantes resultados.

Atleta do lançamento do disco, Maira Beatriz Linhares é um dos destaques do Programa Apoio Escolar. Ela foi uma das primeiras alunas das atividades educacionais do IVCL, em 2021. Frequentou as aulas e nesse mesmo ano foi aprovada no vestibular do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), no curso técnico em Eletrônica, integrado ao Ensino Médio.

Atualmente com 16 anos, Maira segue conciliando os treinos com os estudos. Nessa temporada ela se destacou ao conquistar o 3º lugar no Campeonato Estadual Sub-18, além do 5º lugar no Campeonato Brasileiro Sub-18, disputado em Aracaju, sendo essa a primeira viagem de avião de Maira. “Foi um ano transformador, com bastante competições e resultados expressivos para ela”, avalia Ricardo D´Angelo, coordenador do IVCL.

Nessa temporada, Maira se destacou nas pistas e na vida acadêmica. Ao lado de duas colegas do curso técnico em Eletrônica, desenvolveu um projeto que ajuda na demanda domiciliar de serviços de cuidadores de idosos ou pessoas acamadas, com tecnologia assistiva, o AID TECH, dispositivo microcontrolado, dando uma hierarquia das solicitações destes, através da adaptação do protocolo de Manchester, utilizado em hospitais.

“O Apoio Escolar foi uma virada de chave para mim, realmente me deu outra perspectiva sobre as possibilidades que o estudo poderia me fornecer. E foi com a ajuda dos professores que passei no vestibular e estou garantindo essas conquistas”, comemora Maira.

“Com este projeto desenvolvido no IFSP, participamos de inúmeras feiras, tanto de divulgação quanto de iniciação científica. Estivemos na Mocest, no Maranhão, obtendo o primeiro lugar em Engenharia, credencial para a Feira Internacional Mostratec, no Rio Grande do Sul, e um certificado da UEMASUL, na Mocest”, conta a jovem.

Além disso, participou da FENADANTE, em São Paulo, garantindo a certificação da ABRIC (Associação Brasileira de Iniciação Científica) e uma credencial para uma Feira que acontecerá no México, em maio do próximo ano. A equipe ainda foi a primeira colocada em Engenharia na Bragantec, em Bragança Paulista, e ganhou uma credencial para a FEBRACE 2024. Por fim, também

participou da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília, confirmando o sucesso do projeto desenvolvido.

“Esses resultados da Maira ajudam a comprovar a relevância do trabalho desenvolvido pelo IVCL, seja ele na área esportiva ou na educacional. O Programa Apoio Escolar é relativamente novo e mesmo assim já vem dando importantes resultados. Sabemos que educação é a longo prazo, mas entendemos que estamos no caminho certo, aliando as atividades com o esporte e proporcionando um ambiente acolhedor e transformador para os jovens que integram o nosso projeto. Ficamos orgulhosos da Maira e esperamos que ela seja exemplo e inspiração para os demais”, explica Ricardo D´Angelo.

Para atender à crescente demanda dos jovens que buscam o Programa de Apoio Escolar, o IVCL vem ampliando as disciplinas. Hoje são oferecidas aulas de linguagens e suas tecnologias (interpretação de textos, redação, leitura, além de curso preparatório para o ENEM); matemática; física; inglês; biologia e química.