cafe filosófico

José Antônio Rezende de Almeida Prado

José Antônio Rezende de Almeida Prado, compositor, nasceu em Santos, São Paulo, a 8 de fevereiro de 1943. Iniciou seus estudos musicais com Lourdes Joppert, Maria José Oliveira (Teoria) e Maestro Italiano Tabarin. Estudou piano em São Paulo, desde 1954, com Dinoráh de Carvalho, composição com Camargo Guarnieri, harmonia e contraponto com Osvaldo Lacerda. Graças ao Primeiro Lugar conquistado no Concurso Internacional da Guanabara realizado em 1969, recebeu a Bolsa de estudos para estudar em Paris, de 1969 a 1973, onde estudou composição, harmonia, contraponto, análise e rítmica com os Mestres Olivier Messiaen, Nadia Boulanger e Annette Dieudoneé. De volta ao Brasil, foi Diretor do Conservatório Municipal de Cubatão e, de 1975 a 2000, professor de Composição, Orquestração, Percepção e Análise no Departamento de Música da Unicamp, atualmente jubilado. Em 1986, defendeu tese de doutoramento intitulada “Cartas Celestes, Uma Uranografia Sonora geradora de novos Processos composicionais” no Instituto de Artes da Unicamp, uma das mais importantes obras pianísticas do século XX, gravada pelo selo Eldorado, tendo ao piano Fernando Lopes, obra tocada por pianistas de todo o mundo, entre eles Ricardo Castro, e gravada também pelo pianista Eduardo Monteiro recentemente. Almeida Prado possui um vasto catálogo: cerca de 300 obras, sendo a maioria editada na Alemanha pela Tonos Musik Verlag, Darmstadt. Seu estilo é múltiplo, do nacionalismo de Villa-Lobos e de Guarnieri, passando por fase pós-serial atonal, o transtonalismo de suas 14 Cartas Celestes, o misticismo da Missa de Saint-Nicholas, as Cantatas de Adonay Roy, Yerushalain Neve Shalon, os 15 Flashes de Jerusalém (da fase prolífera em que residiu em Jerusalém, lecionando em Mishkenot Shahanaim), o afro-brasileirismo da Sinfonia dos Orixás, do Livro de Ogum para dois pianos, dos Duos para Violino e Violoncello, o Pós-Modernismo dos Poesilúdios e Prelúdios para Piano, e o tonalismo livre de seus numerosos Noturnos para Piano.

Alguns destaques de sua vasta produção dos últimos dez anos; em julho de 1996, conquistou o Primeiro Lugar no X Concurso Francesc Civil de Girona, Espanha, com a Obra Cantata “Cantares do Sem nome e de Partidas”, in memoriam a Mirella Pinotti, sobre poemas de Hilda Hilst. Em 1997-Obra Fantasia para Violino e Orquestra- Encomenda da Rio-Arte para comemorações da vinda do Papa João Paulo II, estreada com a violinista Constança Almeida Prado, o Maestro Roberto Tibiriçá e OSB, Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. Esta obra-Fantasia para Violino e Orquestra- por ocasião de seu aniversário de 60 anos, foi interpretada oito vezes no Brasil, e em 1998, duas vezes na Alemanha, Koln e Hilchenbach, onde o compositor participou a Convite do Maestro Edino Krieger e Ricardo Rocha. Em junho de 1997, compôs a obra Salmo 148 para Piano e Jazz Band- Estreada no Festival Internacional de Música de Belém do Pará com a pianista Luiza Camargo, Maestro Andy Pereira e a Amazonas Jazz Band. Em 2000, recebeu encomenda do Ministério da Cultura para as Comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil e compôs a Obra Cartas Celestes n.8 para Violino e Orquestra, esta foi gravada com OSTN, Maestro Silvio Barbato e Constança A.Prado, em Brasília. Foi estreada no mesmo ano com Maestrina Ligia Amadio, OSB e Constança A.Prado, na Sala Cecília Meireles.Compôs a Sonata para Violoncelo e Piano para a encomeda de Antonio Meneses e Sonia Rubinsky. O Maestro John Neschling estreou a obra Salmo 23-com OSESP e Rodrigo Esteves, sendo esta obra mais tarde editada pela Editora Criadores do Brasil. O Maestro Flavio Florence estreou em 2008, sua obra para Piano e Orquestra, com OSB e Pianista Sergio Monteiro, a encomenda pelos 200 anos da Chegada da Família Real no Brasil, obra.dedicada ao Maestro Carlos Moreno.
A discografia de sua obra compreende, como citado acima, o LP de Fernando Lopes pelo selo Eldorado-Cartas Celestes n.1, recentemente pelo Pianista Eduardo Monteiro, CD duplo “O som de Almeida Prado”, pela Unirio, coordenação de Salomea Gandelman, o CD Victoria Kerbauy canta Almeida Prado, produzido por Marcelo Spinola, o CD duplo Fraterna Presença, com obras para Piano solo, violino e Piano, canto e piano, com obras dedicadas a família Pinotti. O CD-Louvação ao Papa João Paulo II-contendo as obras de homenagem ao Papa-sua obra Fantasia para Violino e Orquestra, com os intérpretes supra citados, o CD Sinfonia Brasil 500 anos, Em 2006, através do Projeto de Francisco Coelho, foi realizada a Gravação e edição de obras para Violino e Piano, na Publicação e Coleção de cinco compositores, patrocinada pela Petrobrás intitulada “Música Contemporânea em registro na Discoteca Oneyda Alvarenga”, entre muitos outros. Almeida Prado pertence à Academia Campineira de Música, à Academia Brasileira de Música e à Fundation Nadia et Lili Boulanger (Paris)