cafe filosófico

Joel Birman abre módulo do Café Filosófico CPFL em São Paulo

Antes de iniciar a palestra que deu início ao módulo "Subjetivações Contemporâneas", Joel Birman gravou algumas perguntas para os convidados que completam a série de julho em São Paulo. No próprio texto de apresentação, o curador destaca a subjetivação e contemporaneidade,  o que deve pontuar os encontros deste mês em São Paulo.



– Veja fotos do evento

Vídeos das palestras de São Paulo
Juventude hoje – Joel Birman
Relações amorosas e encontro impossível – Regina Herzog
Novas formas de sexualidade – Márcia Arán
Medo, violência e política de segurança – Vera Malaguti Batista

Matérias sobre o módulo
Regina Herzog fala sobre amor no Café Filosófico CPFL em São Paulo
Márcia Arán fala sobre a identidade sexual no Café Filosófico CPFL em São Paulo
Vera Malaguti aborda o medo e a violência em nossas cidades

Birman abordou em sua palestra o tema "Juventude hoje", focando principalmente a violência relacionada ao jovens. Segundo ele, esta mudança de comportamento dos jovens está diretamente ligada à questão social, sendo de fácil reconhecimento crimes relacionados a jovens com maior poder aquisitivo.

Um exemplo citado durante a apresentação foi o assassinato do índio Pataxó Galdino Jesus dos Santos, em 1997. Ele dormia em uma rua de Brasília e foi morto queimado após jovens de classe média atearem fogo nele.

A série de Joel Birman continua no dia 15 com Vera Malaguti, abordando "Medo, violência e política de segurança". No dia 22 é a vez de Márcia Arán com o tema "Novas formas de sexualidade" e no dia 29 Regina Herzog encerra o módulo com "Relações amorosas e encontro impossível". Todas as palestras ocorrem no Tom Jazz em São Paulo, na avenida Angélica, 2331, e são transmitidas ao vivo em nosso site.