CPFL Jovem geração

IVCL realiza projeto preparatório para o primeiro emprego

Atividade faz parte do apoio escolar oferecido aos jovens atendidos pela entidade

Ingressar no mercado de trabalho pode ser bastante desafiador para os jovens que estão em busca da sua primeira oportunidade profissional. A falta de experiência costuma ser uma barreira importante. Atento a esse cenário, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) – entidade parceira do Instituto CPFL – ofereceu aos seus alunos, com idades acima de 16 anos, o “Projeto Preparatório para o Primeiro Emprego” dentro das atividades do programa de apoio escolar.

“Desenvolvemos esse projeto durante 10 semanas com o propósito de desenvolver habilidades necessárias ao ambiente corporativo, dentre elas: pontualidade, respeito, trabalho em equipe, comunicação assertiva, liderança, criatividade, entre outras”, explica Ana Carolina Gallo, psicopedagoga do IVCL.

Semanalmente foram realizadas atividades que estão relacionadas com uma entrevista de emprego. Os participantes também receberam orientações para elaboração dos seus currículos. Ao final do projeto, foram convidados a passar por uma entrevista simulada com a pedagoga.

“Nossa proposta foi simular um protocolo real de processo seletivo, segmentado em duas etapas: dinâmicas de grupo e entrevista individual com feedback”, conta Ana Carolina.

O IVCL implantou o seu programa de Apoio Escolar há seis meses e já contabiliza resultados positivos. Para Ricardo D´Angelo, coordenador do IVCL, essa ação está alinhada com a proposta da entidade de “educar por meio do esporte”. “Sabemos que muitos jovens estão enfrentando dificuldades escolares e queremos oferecer um suporte para facilitar o processo de aprendizagem. Recebemos relatos impactantes das famílias sobre os avanços conquistados nesse período e ficamos extremamente satisfeitos. Esporte e educação caminham juntos no IVCL”, conclui Ricardo.