Social

IVCL Orcampi disputa o Troféu Brasil em busca da melhor campanha de sua história

Equipe de Campinas, destaque na formação de atletas e no alto rendimento, esteve entre os três melhores do Brasil em todos os campeonatos nacionais de 2018; no Troféu Brasil, terá 101 atletas inscritos – a competição será de 14 a 16 de setembro, em Bragança Paulista

O IVCL Orcampi disputa a 37ª edição do Troféu Brasil de Atletismo em busca da melhor campanha de sua história. A principal competição de clubes do país será disputada entre os dias 14 e 16 de setembro de 2018 (de sexta a domingo) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP).

“Ficamos em terceiro lugar nos últimos oito anos. A meta é fazer a melhor campanha da história. Temos uma equipe este ano que une atletas já consagrados e jovens, da novíssima geração, de pouca idade e com pouco tempo no esporte, mas que estão crescendo e buscando espaço na modalidade. Estamos vivendo uma transição de geração”, destaca Evandro Lázari, presidente da equipe e técnico de provas de velocidade.

A equipe de Campinas se destaca na formação de atletas e com a equipe de alto rendimento. O sucesso do trabalho em todas as categorias etárias fica claro pelos resultados conquistados em 2018. O IVCL Orcampi esteve entre os três melhores do país em todos os torneios nacionais neste ano: foi campeão no Brasileiro sub-20 (em Bragança Paulista, em junho) e foi vice-campeão no Brasileiro sub-23 (em Porto Alegre, em abril) e no Brasileiro sub-18 (no Recife, em maio). O Brasileiro sub-16 será realizado em Fortaleza (CE) no fim de setembro.

“Neste ano estamos fazendo a melhor campanha de uma equipe em todas as categorias, em todos os Brasileiros. Agora vamos disputar o absoluto, o Troféu Brasil. Estamos indo para o sub-16, o último campeonato nacional, com uma equipe que também vai ficar entre as três melhores do país. Estamos cumprindo um ciclo que nenhuma outra equipe conseguiu, que é o de alcançar o pódio em todos os campeonatos nacionais”, afirma Ricardo D’Angelo, diretor técnico da equipe e técnico de provas de média e longa distância.

O IVCL Orcampi tem 101 atletas inscritos no Troféu Brasil, mas não poderá contar com alguns importantes integrantes. A saltadora Núbia Soares, o velocista Vítor Hugo dos Santos e o decatleta Felipe Vinícius dos Santos, lesionados, não vão poder defender a equipe campineira. “Alguns atletas estão no pico da forma, como mostraram no Ibero-Americano. Outros estão mais cansados, tivemos algumas baixas por lesão, mas não muitas. De forma geral, a equipe chega bem, motivada, para fazer o seu melhor resultado”, atesta D’Angelo.

Grandes atletas em ação já no primeiro dia de provas

A programação do Troféu Brasil começa na manhã de sexta-feira, dia 14 , e atletas de destaque já entram em ação no primeiro dia de competições em Bragança Paulista, de manhã e à tarde –clique aqui para ver a programação completa das provas.

Principal velocista do país, Vitória Rosa corre os 100 metros – na disputa masculina, o destaque é Rodrigo Pereira do Nascimento, que melhorou seu recorde pessoal este ano ao correr a prova em 10s14. Nas provas de 100 e 110 metros com barreiras, destaque para Rayane Amaral e Eduardo de Deus – ambos melhoraram seus recordes no ano e foram medalhistas em competições internacionais.

Ainda na velocidade, Tiffani Beatriz Domingos e Bruno Benedito da Silva, jovens talentos que participaram do Mundial Sub-20, correm os 400 metros. A Orcampi tem um grupo forte nos 400 m masculino, que ainda conta com Alexander Russo, Hugo Balduíno e Wagner Cardoso.

Mariana Marcelino e Wagner Domingos, o Montanha, disputam a final do lançamento do martelo – atuais recordistas brasileiros da prova, acabaram de chegar ao Brasil após um período de treinos na Eslovênia, com o técnico Vladimir Kevo. Dona de quatro participações olímpicas, Keila Costa é uma das atrações do salto triplo.

Nas provas de média e longa distâncias, destaque para Thiago do Rosário André e Solonei Rocha da Silva. Thiago disputa a final dos 1.500 metros, após uma longa temporada no exterior, em que participou de várias etapas da Liga Diamante. Já Solonei, que neste ano tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o bicampeonato da Maratona de São Paulo, corre os 10.000 metros, última prova do dia de abertura do Troféu Brasil.

 A equipe de atletismo IVCL Orcampi conta com o patrocínio da CPFL Energia e do Instituto CPFL.