Social

ivcl orcampi conquista três medalhas nos jogos de lima

A equipe de Campinas, que tem patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL, teve 8 atletas dentre os 45 da delegação brasileira e ajudou na boa campanha da seleção com 1 medalha de ouro e 2 de bronze

O atletismo do Brasil teve uma boa participação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru, realizados no Estádio de La Videna, de 6 a 10 de agosto, para as provas de pista e campo. E o IVCL Orcampi deu sua contribuição para a campanha brasileira que terminou com 16 medalhas (6 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze). O IVCL Orcampi conquistou 3 medalhas (1 de ouro e 2 de bronze).

A pernambucana Erica Rocha de Sena, do IVCL Orcampi, conquistou a primeira medalha do atletismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, na marcha atlética 20km, no domingo (4/8/2019), no circuito de 1 km na Avenida José Larco, em Miraflores. O pódio teve a colombiana Sandra Arenas (1h28min03), a peruana Kimberly Garcia (1h29min00) e Erica Sena, com 1h30min34. Foi a segunda medalha feminina na história do Pan na marcha atlética. A primeira foi conquistada pela própria Erica, prata no Pan de Toronto-2015.

Eirca Rocha, bronze nos 20k da marcha atlética. Foto: Wagner Carmo/CBAt

Erica liderou a prova por muitas voltas, mas recebeu punição da arbitragem – os três cartões de advertência a levaram a pagar dois minutos parada no pit lane. Erica pensou seriamente em desistir. “Não dava mais para brigar pelo ouro, mas o pessoal da CBAt me disse que dava para brigar pelo bronze e aí voltei em quarto lugar, consegui passar e conquistar o bronze.” Nas duas últimas voltas, superou a mexicana Ilze Guerrero.

A medalha de ouro veio com o revezamento 4×100 m com Rodrigo do Nascimento, do IVCL Orcampi. Rodrigo correu os primeiros 100 m na equipe que também tinha Jorge Vides, Derick Souza e Paulo André de Oliveira. O Brasil venceu com 38s27, superando Trinidad & Tobago, com 38s46, e os Estados Unidos, com 38s79. O desempenho do 4×100 m masculino, campeão no Mundial de Revezamentos de Yokohama, no Japão, em maio, já era esperado. “Foi uma honra abrir a prova de um time campeão”, disse Rodrigo.

Rodrigo Nascimento, ouro no revezamento 4×100. Foto: Wagner Carmo/CBAt

Rodrigo do Nascimento também foi 4º colocado nos 100 m rasos, com 10s27, muito perto de um lugar no pódio. Por causa de uma largada falsa, Rodrigo perdeu a concentração e não teve uma boa partida. “Não estou feliz com o quarto lugar, mas vou seguir trabalhando para conquistar minha vaga para o Mundial de Doha, em outubro”, disse o catarinense de Itajaí, treinado por Victor Fernandes.

A terceira medalha do IVCL Orcampi foi conquistada por Eduardo de Deus nos 110 m com barreiras, de bronze (com 13s48, vento de 1.8 m/s). “Não gostei de meu tempo, mas a medalha foi ótima, tive de me jogar na chegada. A minha saída não é boa, faço muita força do meio para o fim da prova. Treino muito para superar essa deficiência”, comentou o atleta de 23 anos, que treina com Katsuhico Nakaya.

Eduardo de Deus, bronze nos 110m com barreira. Foto: Wagner Carmo/CBAt

O IVCL Orcampi também teve Alexander de Melo, o Bolt, em 4º no salto em distância (7,77 m), Fernando Ferreira, em 4º no salto em altura (2.26 m), Valdileia Martins, que foi 5ª no salto em altura (1,84 m), Juliana De Menis, 8ª no salto com vara (4,10 m), e Rafaela Gonçalves, 12ª no lançamento do dardo (50,59 m).

O IVCL Orcampi conta com o patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.