IVCL/ORCAMPI brilham na temporada 2023 do atletismo brasileiro
Fotos: Tiago Bueno, Victor Lino, Wagner Carmo, Célio Junior, Carol Coelho, Dino Cintra e divulgação IVCL/ORCAMPI.
Equipe de Campinas está entre as três melhores equipes do país e também é referência na área educacional
Mais uma temporada de grandes resultados. Foi assim que o IVCL/ORCAMPI, entidades que têm apoio do Instituto CPFL através da frente CPFL Jovem Geração, encerraram 2023. No esporte, a equipe de Campinas brilhou mais uma vez nos campeonatos brasileiros, além de ter representantes nas principais competições internacionais. Além disso, aumentou o número de beneficiários e ampliou os programas oferecidos gratuitamente, especialmente o Apoio Escolar.
“Os números da temporada impressionam: atendemos 369 beneficiários, sendo 46% mulheres e uma taxa de evasão de apenas 2%. Nas pistas, tivemos excelentes resultados, especialmente nos Campeonatos Brasileiros, consolidando o nosso papel de destaque na formação de jovens promessas do atletismo brasileiro. Também avançamos na área da educação, inclusive inaugurando um novo espaço para as atividades. Então temos muito o que comemorar, foi um ano incrível”, comenta Ricardo D´Angelo, coordenador do IVCL/ORCAMPI.
Na principal competição nacional, o Troféu Brasil de Atletismo, que foi realizado pela primeira vez em Cuiabá, a ORCAMPI ficou em terceiro lugar na categoria masculina e em quarto na feminina e na classificação geral. “Pelo 13º ano consecutivo, estamos entre as três melhores equipes do país, o que é muito relevante e gratificante”, avalia Ricardo.
Nos Campeonatos Brasileiros, a equipe foi destaque e comprovou a força do trabalho realizado com os jovens talentos da modalidade. No Sub-16, categoria de entrada, ficou em quarto lugar no geral em evento realizado no Recife. Já no Sub-18, sediado em Aracaju, o time foi vice-campeão geral, além do vice-campeonato na categoria masculina.
“Foi desafiador participar dessas duas competições, que tiveram suas sedes alteradas para outros estados. Tivemos que ajustar todo nosso planejamento, inclusive financeiro, para que os atletas tivessem toda estrutura. Foi uma experiência incrível, sendo a primeira viagem de avião para muitos deles”, conta Ricardo.
No Campeonato Brasileiro Sub-20, realizado em Cascavel, a equipe foi vice-campeã geral e na categoria feminina. Outro destaque foi a Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, que aconteceu em Bragança Paulista. A ORCAMPI foi campeã no geral e na categoria masculina, mantendo a hegemonia nesse segmento.
Para os eventos internacionais, a equipe teve atletas convocados para as seguintes competições: Campeonato Mundial (duas atletas); Sul-Americano Adulto (cinco atletas); Pan-Americano (cinco atletas); Sul-Americano Sub-20 (dois atletas); Ibero-Americano Sub-18 (dois atletas) e Jogos Mundiais Universitários (uma atleta).
Os destaques individuais da ORCAMPI na temporada foram: Marlene dos Santos, vice-campeã mundial universitária e vice-campeã Pan-Americana nos 400 metros com barreiras. Valdileia Martins foi vice-campeã Sul-Americana no salto em altura, além de Tiffani Marinho que integrou os revezamentos brasileiros nas principais competições e se manteve entre as melhores nos 400 metros rasos. Marcio Teles (400 metros com barreiras), Vitor Hugo de Miranda (400 metros), Thiago do Rosário (1.500 metros) e Vinicius de Carvalho (3.000 metros com obstáculos) também fizeram importantes marcas na temporada.
A equipe de Campinas teve representantes em 48 competições de atletismo nas esferas regionais, estaduais, nacionais e internacionais. No total, foram 415 medalhas conquistadas, sendo 147 de ouro, 148 de prata e 120 de bronze.
Foram distribuídos 43.238 lanches aos beneficiários e 59.281 passes municipais para o deslocamento dos mesmos até o CEAR Campinas, local onde os treinamentos são realizados.
“2024 é ano olímpico, então nossa atenção já está voltada para isso. Temos atletas em busca dos índices para Paris e vamos trabalhar em busca disso. Nossa equipe multidisciplinar já traçou as estratégias e juntos iremos ajudar nossos representantes”, avalia Ricardo.
ESCOLA DE FORMAÇÃO
Cerca de 253 crianças de 6 a 17 anos integraram a Escola de Formação em 2023. Esse grupo foi subdividido em três, de acordo com a faixa etária. As atividades (aulas de saltos, arremesso e lançamentos, meio fundo e fundo, marcha, além de velocidade e barreiras) foram realizadas de forma lúdica para que os beneficiários tivessem a oportunidade de conhecer todas as provas da modalidade. Ao longo do ano, os beneficiários passaram por três avaliações biomotoras para monitoramento da qualidade física e de saúde, além de consultas e exames médicos.
Paralelo às atividades físicas, a Escola de Formação teve 14 palestras socioeducativas e dois festivais de férias. O IVCL realizou ainda o 2º Festival de Atletismo Interescolar, que contou com a participação de 1.348 participantes de 6 a 15 anos, de 26 escolas.
O Programa Vivências Sociodesportivas, que recebe instituições de ensino de Campinas e região para um período de atividades no CEAR com o objetivo de “apresentar o atletismo” para cada vez mais jovens, teve 35 atividades em 2023, com crianças de 6 a 16 anos.
EDUCAÇÃO
Com a consolidação do Programa de Apoio Escolar e aumento das demandas educacionais, em 2023 foi necessário a implementação de um espaço voltado exclusivamente aos estudos: a casa de Apoio Escolar, localizada ao lado da pista de atletismo.
Foram realizadas 160 aulas de reforço escolar, que ocorrem no contra turno das atividades escolares regulares. No Apoio Escolar são oferecidas aulas de Português, Redação, Interpretação de Textos, Inglês, Matemática, Química e Física. Também é ofertado reforço semanal para crianças do Ensino Fundamental I, algumas delas em processo de alfabetização tardio.
“Também realizamos apresentações, rodas de conversas e trocas entre profissionais e jovens sobre temáticas atuais e pertinentes às suas vidas. Em 2023 realizamos 972 atividades pedagógicas e monitoramos o desempenho e frequência escolares de 454 participantes. Considerando que o Apoio Escolar foi implantado em junho de 2021, é um avanço enorme e estamos muito satisfeitos com as conquistas nessa área”, conclui Ricardo.
SAÚDE
Os integrantes do IVCL/ORCAMPI passaram por consultas e exames médicos. Também foram realizadas avaliações individuais para identificação de desequilíbrios musculares, alterações posturais e déficits biomecânicos que demandaram intervenção fisioterapêutica, visando aumentar a longevidade esportiva dos beneficiados. Em 2023, 250 atletas fizeram exames médicos para avaliação de aspectos gerais de saúde.
A fisioterapia atuou em quatro frentes: prevenção de lesões, atendimento emergencial, reabilitação funcional e o retorno à prática esportiva, tanto com jovens da Escola de Formação quanto com os atletas dos grupos de treinamento.
Para as atividades de força e condicionamento físico, foi realizado um trabalho em conjunto com os treinadores para análise biomecânica, análise de velocidade e potência dos atletas como complemento dos treinos de pista e campo.
O Programa de Educação Alimentar teve atividades mensais sobre alimentação e nutrição para os jovens e também para os familiares. Com atividades lúdicas aliadas ao conhecimento teórico, a ação teve como objetivo melhorar a saúde individual e coletiva, possibilitando a construção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis que podem impactar na melhora do desempenho físico e cognitivo dos participantes. Ao todo foram realizados 150 atendimentos individuais pelos nutricionistas que estão à frente do Programa, sendo 12 pacientes com elevado grau de complexidade.
ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL
Buscando oferecer um acompanhamento multidisciplinar para os participantes, o IVCL/ORCAMPI conta com uma psicóloga e uma assistente social que realizam atendimentos individualizados com os jovens e com as famílias.
Em 2023 a área realizou 100 reuniões com famílias sobre questões escolares, de saúde, benefícios sociais, entre outros. Foram feitos 150 atendimentos psicossociais, sendo as principais queixas: dificuldades de concentração, controle da ansiedade e no contexto escolar, processo de decisão, problemas de relacionamento no contexto familiar e nas relações sociais e afetivas, situações de mortes na família, violência doméstica, assédio/abuso sexual, distúrbios alimentares, entre outros.
“Um dos diferenciais do nosso projeto é a atuação de nossa equipe multidisciplinar, que consegue identificar demandas dos participantes. Os profissionais atuam de forma conjunta na orientação e solução das questões apontadas. A equipe psicossocial está sempre muito próxima dos professores e treinadores para acolher eventuais dificuldades encontradas e isso nos permite agir de forma rápida e precisa”, explica, Ricardo.
Na área do serviço social, foram realizados 148 acolhimentos individuais e 110 famílias de áreas de baixa renda foram atendidas e referenciadas. Desse total, 95 foram encaminhadas para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), visando abordar e garantir o acesso aos benefícios como Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Cartão Nutrir, Benefício de Prestação Continuada, Viva Leite, entre outros.
A assistente social fez 78 contatos com escolas para discussão dos desafios dos participantes do projeto em busca do desenvolvimento de um plano de apoio educacional, além de 69 articulações com UBS, CAPSI infantil, defensoria pública e Conselho Tutelar.
“Felizmente contamos com apoio e incentivo de grandes empresas, que estão conosco há anos. Ter esse suporte é gratificante demais e nos inspira a fazer sempre mais. Evoluímos em todas as áreas em 2023 e seguiremos sempre buscando a melhor estrutura para os nossos jovens, transformando vidas através do esporte e da educação”, conclui, Ricardo D´Angelo.
Confira os principais momentos da temporada 2023: