CPFL Jovem geração

IVCL oferece apoio escolar para seus jovens

Entidade está realizando diagnóstico e intervenções psicopedagógicas com os beneficiários

Dentre os muitos desafios que a pandemia impôs ao Brasil, a educação é, sem dúvida, uma das áreas mais afetadas. Atento a esse cenário, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) – entidade parceira do Instituto CPFL – iniciou uma importante ação: o apoio pedagógico aos seus jovens do Ensino Fundamental e Médio. Comandado pela psicopedagoga Ana Carolina Gallo, a iniciativa tem como objetivo despertar as potencialidades escolares e minimizar as possíveis fragilidades dos participantes.

O projeto auxilia o trabalho que o IVCL já realiza com o acompanhamento psicossocial.  “Identificamos que muitos jovens estão enfrentando dificuldades para acompanhar as aulas nesse período de pandemia. Com a integração de uma psicopedagoga para reforçar a nossa equipe multidisciplinar e oferecer esse importante auxílio para os beneficiários, entendemos que nossa ajuda poderá ser muito mais eficaz”, comenta Ricardo D´Angelo, coordenador do projeto.

 

Pensando nas muitas crianças que não possuem dispositivos e nem acesso à internet para acompanhar as aulas remotas, o IVCL adquiriu computadores e aprimorou o acesso a rede para que os jovens possam utilizar o espaço para as atividades. “Precisamos facilitar o processo de aprendizagem, por meio de práticas lúdicas, incentivando a leitura, a escrita e o interesse pela matemática. São conteúdos fundamentais para o futuro dessas crianças e adolescentes, independente deles seguirem a carreira esportiva ou não”, complementa Ricardo.

As atividades serão realizadas em pequenos grupos, de acordo com a demanda e escolaridade dos participantes. “Em consultas realizadas com o público que atendemos, identificamos falta de motivação para o estudo e dificuldades com a leitura e escrita”, relata o coordenador.

Considerando a faixa etária atendida, também será oferecida uma preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e orientação para concursos públicos. “Estamos muito otimistas com a implantação dessa ação, que era um desejo antigo do IVCL. É um desafio para toda a nossa equipe e tenho certeza que teremos muitos resultados importantes. Já estão acontecendo os encontros motivacionais. Nas próximas semanas começaremos com os clubes de leitura, de oratória, grupos de debates, jogos, oficina de redação, entre outras atividades”, conta Ricardo.