CPFL Jovem geração

IVCL é quarto colocado no Campeonato Brasileiro Sub-16

Competição foi realizada em Timbó (SC), entre 14 e 16 de outubro.

O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) – parceiro do Instituto CPFL – finalizou sua participação no Campeonato Brasileiro Sub-16 em quarto lugar, com 69 pontos. A equipe de Campinas também conquistou o 5º lugar na categoria masculina e a 6º colocação no feminino.

“Tivemos um desempenho muito bom no Brasileiro Sub-16, tanto individual quanto coletivamente. Ratificamos nossa posição de clube formador do Atletismo Brasileiro, apoiada sempre na missão de educação através do esporte. Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado, que vai muito além da pista, com aulas de reforço escolar, acompanhamento psicossocial, médico e nutricional desses jovens. É gratificante demais acompanhar a evolução desses jovens”, comenta Ricardo D´Angelo, coordenador do IVCL.

Kauê Eloi de Oliveira foi um dos destaques da competição. Com apenas 15 anos, ele conquistou duas medalhas. Foi vice-campeão do pentatlo e medalha de bronze nos 100 metros com barreiras. Treinado por Aline Silva, ex-atleta do salto com vara, Kauê frequenta o IVCL desde pequeno. Ele é filho do também ex-atleta Sinval de Oliveira, que teve resultados expressivos como decatleta.

“A maioria dos membros da nossa comissão multidisciplinar foi formada por nós mesmos. Cumpriram a sua etapa como atletas, cursaram o ensino superior e agora atuam em diferentes áreas, contribuindo com o desenvolvimento de nosso projeto e, consequentemente, dos beneficiários e de suas famílias. Esses profissionais carregam uma importante experiência de terem sido atletas também”, conta Ricardo.

Outro destaque do IVCL em Timbó foi Leticia Lara. Ela foi vice-campeã Brasileira Sub-16 no salto com vara, com 2,55 metros. O revezamento 4×75 metros feminino conquistou a medalha de bronze, no último dia da competição.

“Parabenizo todos jovens atletas e nossa equipe multidisciplinar. Aproveito para agradecer também a confiança das famílias que viveram intensamente esse desafio conosco. Desde a preparação mental feita antes da viagem, até a volta do nosso time. E, mais uma vez, agradeço os nossos patrocinadores e parceiros pelo constante apoio”, finaliza Ricardo.

Sobre o IVCL
Vanderlei Cordeiro de Lima foi um dos maiores corredores na história do atletismo brasileiro. Ainda em atividade, tinha o sonho de criar um projeto que oferecesse condições de acesso ao esporte para jovens de baixa renda e, consequentemente, proporcionar acesso à educação para formar cidadãos. Tomando como base seu exemplo de vida, decidiu usar o atletismo como ferramenta para despertar o interesse por valores ligados ao desenvolvimento pessoal de cada uma das crianças atendidas.

O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) foi fundado em 2008, na cidade de Campinas, e tem como objetivo proporcionar a prática lúdica do atletismo, aliada às atividades educativas e culturais, com crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos. Embora esse não seja o principal objetivo, a descoberta de talentos acaba sendo uma consequência desse trabalho e pela experiência da equipe técnica envolvida, os jovens valores são direcionados para seguirem carreira profissional. Para ingressar no projeto é obrigatório que o participante comprove que está regularmente matriculado na escola, bem como suas notas e frequências em aulas. O IVCL oferece de forma gratuita treinamento de atletismo, acompanhamento médico, fisioterápico, nutricional, psicossocial e pedagógico, com Programa de Apoio Escolar.