Neste ano, as atividades serão realizadas entre agosto e outubro, reunindo eventos on-line e presenciais em Campinas (SP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP), Bebedouro (SP) e Brasília (DF). Totalmente gratuita, a programação inclui uma exposição de arte, espetáculos de dança, lançamento de um box de livros infantis, concertos de música, um festival cultural, palestras inéditas, além de uma playlist no Spotify e o lançamento do canal no Youtube da frente CPFL Intercâmbio Brasil><China com conteúdos exclusivos.
“A frente CPFL Intercâmbio Brasil><China promove a cultura como ferramenta de conhecimento e conexão. Neste ano, para celebrar o aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, pensamos em uma programação diversificada, que tem as pessoas como protagonistas. Teremos uma agenda multicultural, com diversas iniciativas que aproximam as fronteiras entre nós e uma das civilizações mais tradicionais do mundo, para celebrarmos essa jornada conjunta marcada por respeito, amizade e união”, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.
Exposição de arte
A exposição “Cinco mil anos de arte chinesa – coleção Cerqueira Leite”, que estreia na próxima terça-feira (13), na Galeria do Instituto CPFL, reúne mais de 300 peças que fazem um percurso histórico milenar desde o período neolítico (6500 a 1700 a.C.) até a época da República da China (1912 d.C.), passando por cinco dinastias (Han, Tang, Song, Ming e Qing). A mostra, uma das mais completas coleções de peças chinesas na América do Sul, é composta por obras que fazem parte do acervo do professor emérito da Unicamp e presidente de honra do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), Rogério Cezar de Cerqueira Leite.
Espetáculos de dança
A programação conta com espetáculos de dança de três companhias chinesas em três cidades brasileiras, confira:
– Academia de Dança de Beijing: fundada em 1954, é a primeira escola de dança profissional da República Popular da China e oferece vários graus acadêmicos, sendo responsável pela formação de quase 90% dos bailarinos renomados do país. Com cerca de 600 funcionários e 2,3 mil alunos, a academia trará ao Brasil um panorama das danças étnicas chinesas, destacando a diversidade cultural das minorias étnicas através de apresentações de várias danças folclóricas e tradicionais. A “Apresentação da Academia de Danças de Beijing” acontecerá em Brasília (DF), em 14 de agosto, no Teatro dos Bancários, com entrada gratuita.
– Companhia de Ópera Wu de Zhejiang: fundada em 1956, a companhia já se apresentou em 51 países, sendo uma das principais formas teatrais de Zhejiang, com uma história de mais de 500 anos. Caracterizada por música melodiosa e performances emocionantes que retratam a vida real, a Ópera Wu é um patrimônio cultural intangível nacional desde 2008. Suas apresentações incluem a vibrante dança do Dragão de 9 Segmentos e trechos tradicionais, destacando a rica tradição e habilidades dos artistas, além de músicas de instrumentos tradicionais chineses. O espetáculo “Um passeio na tradição: vislumbres da China” da Companhia de Ópera Wu de Zhejiang acontecerá em Brasília (16 de agosto), no Teatro Pedro Calmon; em São Paulo (19 de agosto), no Teatro Gazeta; e em Campinas (21 de agosto), no Teatro Castro Mendes.
– Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China: fundado em 1953, o grupo promove a diversidade cultural das minorias étnicas chinesas e já se apresentou internacionalmente. No Brasil, apresentará o espetáculo “Cores da China: um caleidoscópio étnico”, com 90 minutos de dança, canto e música, destacando a arte de Dunhuang e a Rota da Seda, com trajes autênticos e iluminação especial. O espetáculo “Cores da China: um caleidoscópio étnico” do Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China acontecerá em São Paulo (18 de agosto), no Teatro Gazeta; e Campinas (19 de agosto), no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Lançamento de livros infantis
A Coleção Contos Infantis, da autora chinesa Xiaoyu Jin, é composta por três livros sobre Maia, Rosa e Eduardo, moradores da cidade de João Câmara (RN), e sua relação com a água após a instalação de um dessalinizador. A autora foi à João Câmara e, a partir dessa experiência, escreveu as histórias que celebram a entrega deste importante feito realizado pela State Grid e o Grupo CPFL Energia, em benefício das comunidades locais. Escritos em português e mandarim, os livros comemoram a amizade entre Brasil e China e terão 1,2 mil unidades distribuídas para escolas públicas.
Concertos EPTV
A música clássica vai unir músicos brasileiros com dois músicos chineses em apresentações que percorrerão quatro cidades paulistas: Ribeirão Preto (3 de setembro); Campinas (4 de setembro); Bebedouro (6 de setembro); e São Carlos (7 de setembro). Nos concertos, o trio de músicos do projeto, Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, recebem os músicos chineses Aria Zheng, com o instrumento Erhu e Qinxiang Gao, com o instrumento Yangqin. No repertório, obras de Johannes Brahms e execuções de música tradicional chinesa. Nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, a apresentação ganhará o reforço do pianista brasileiro Pablo Rossi.
Café Filosófico CPFL
O broadcast de reflexões do Instituto CPFL também participa das celebrações dos 50 anos das relações entre Brasil e China, apresentando uma programação especial para a 8ª edição do festival, com encontros presenciais inéditos e programas na TV Cultura. Nas gravações presenciais, a série inédita “Artes corporais chinesas e o cultivo da vida”, tratará o Tai Chi Chuan em seu rico contexto cultural de criação e circulação, com foco na filosofia chinesa que alicerça sua compreensão como arte marcial, e nos princípios ensinados ao longo de sua transmissão entre mestres e discípulos, da China ao Brasil e do Brasil à China. Na televisão, aos domingos de setembro, serão quatro programas, sendo dois inéditos e duas reprises. A série inédita “Medicina Tradicional Chinesa: autocuidado e preservação da vida” contarão com exibições nos dias 1º com o tema “Paradigmas no campo da saúde”, com Nelson Fillice de Barros; e no dia 9, com o tema “Contribuições clínicas e provocações filosóficas”, com Gustavo Tenório Cunha. Os programas vão ar às 19h, na TV Cultura.
Festival da Lua
Chegando à sua terceira edição, o evento, que estreita os laços entre a cidade e a cultura chinesa, valoriza a cultura milenar da China com uma variada agenda de oficinas, gastronomia típica e apresentações artísticas para todas as idades. O Festival da Lua vai acontecer na Estação Cultura, em Campinas, nos dias 14 e 15 de setembro, e a programação completa será divulgada em breve.
Playlist no Spotify
No Spotify, haverá uma seleção inédita de músicas chinesas. Com o nome “Uma Música Multimilenar 7”, a playlist apresentará ao público uma seleção de músicas chinesas contemporâneas e estará disponível a partir do dia 13 de agosto.
Novo canal no Youtube
A frente cultural CPFL Intercâmbio Brasil><China passa a ter um canal próprio no Youtube. A ferramenta permitirá maior organização e compartilhamento de conteúdos exclusivos da frente que promove diálogos e cooperações entre as culturas brasileira e chinesa, além de promover a integração com outras frentes do Instituto CPFL.
>> Confira a programação completa aqui
Conheça mais sobre a frente CPFL Intercâmbio Brasil><China, assistindo ao vídeo com as ações que realizamos em 2023.