Social

Instituto CPFL retoma atividades presenciais em Campinas (SP)

Espaço reabre as portas a partir de agosto para exposições, cinema, música e gravações do Café Filosófico CPFL com a presença de público

Após dois anos e meio de atividades presenciais suspensas em sua sede, o Instituto CPFL (ICPFL) vai reabrir suas portas para eventos com público. A partir de agosto, o espaço voltará a receber exposições de arte, mostra de cinema, concerto de música e o retorno das gravações do Café Filosófico CPFL no estúdio.

“Ao longo desses quase 20 anos, nós sediamos eventos de relevância nacional com programações gratuitas e de qualidade. Isso, além de contribuir para a democratização desses conteúdos, também colaborou para que o interior de SP figurasse num eixo cultural alternativo às capitais”, explica o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli. “Estamos ansiosos por essa volta, com atividades diversas e a presença mais que especial do nosso público”, celebra o executivo.

O semestre começa com duas estreias: uma exposição na galeria de arte e a volta do Café Filosófico CPFL ao vivo, ambas no dia 4 de agosto. Com curadoria do produtor cultural, Clay D’Paula, a exposição “Atrás da Grande Muralha – A Nova Arte Chinesa e Brasileira” reúne a conhecida diversidade da arte contemporânea chinesa e promove o intercâmbio entre as produções chinesas e brasileiras.

Já no Café, a estreia de uma série inédita marca o retorno das gravações ao estúdio com presença do público. A série “Nossa Cidadania Terrena” tem curadoria do especialista em sustentabilidade, Ricardo Voltolini, e percorre reflexões sobre o futuro do planeta a partir dos conceitos sobre “identidade terrena”, onde todos os seres vivos partilham de um mesmo fim, e sobre a “condição humana”, que sugere a consciência acerca das relações entre o uno e o diverso.

Em setembro, mês que celebra a frente CPFL Intercâmbio Brasil><China, haverá uma programação diversa para o público, incluindo uma mostra de cinema com exibições presenciais e um concerto de música contemporânea, ambas realizadas na Sala Umuarama. O festival também conta com outras atividades, como eventos presenciais fora da sede do ICPFL.

“Em setembro, vamos ter uma programação múltipla. No Instituto CPFL teremos sessões de cinema do Intercâmbio Brasil><China às terças-feiras e vamos receber uma nova exposição, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), que começa em setembro e segue até o fim do ano. E nas noites de quinta, continuaremos com as gravações presenciais do Café Filosófico CPFL. Esperamos todos nesse reencontro”, revela a gerente executiva do Instituto CPFL, Daniela Pagotto.

Outras novidades

O ICPFL vai apresentar outras novidades no segundo semestre. Em agosto, o Instituto levará, pela primeira vez, iniciativas sociais para Porto Alegre (RS). Serão atividades das frentes CPFL Jovem Geração, com o projeto Carreta Literária; Circuito CPFL, com o projeto Cinesolar; e CPFL nos Hospitais, com ações de humanização do projeto Médicos do Sorriso em hospitais da capital gaúcha.

Haverá, também, o lançamento do novo CPFL Semear, o programa de voluntariado corporativo do grupo CPFL Energia. O programa vai estrear uma nova identidade visual e uma nova dinâmica, que permitirá a colaboração externa para as instituições apoiadas pelo programa.

Ainda em setembro, Campinas (SP) receberá o Circuito CPFL Energia de corrida e caminhada. O evento, que será gratuito e terá patrocínio da CPFL Energia, faz parte das atividades do Circuito CPFL – frente de atuação do ICPFL que reúne atividades itinerantes de cultura e esporte. A programação já percorreu 8 cidades dos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, e Campinas sedia a última etapa do ano.

Toda a programação contará com extensa divulgação pelas mídias sociais e a agenda completa poderá ser consultada no site do Instituto CPFL, com atualizações mensais das atividades.