Exposição

Instituto CPFL promove encontro presencial sobre xilogravura e modernismo neste sábado, 26

A formação será com a artista visual e educadora, Simone Peixoto, e é destinada para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas; inscrições devem ser realizadas pela internet

Instituto CPFL promove no próximo dia 26 de novembro, das 10h às 12h, em parceria com o MAM-SP, um encontro presencial sobre “A xilogravura e o modernismo de Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo”. A atividade será com a artista visual e educadora, Simone Peixoto, e faz parte da mostra Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em cartaz no Instituto CPFL até o dia 10 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas pela internet e as atividades são destinadas a professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas.

O encontro será uma conversa sobre as características dessa técnica diante das obras de Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo, onde poderemos observar e investigar a forma como cada um deles explorou e abordou de forma única as possibilidades da xilogravura e terminará com uma experiência prática de desenho e colagem, inspirada pela técnica da xilogravura.

A xilogravura é a mais antiga técnica de reprodução de imagens, criada e desenvolvida pelo desejo e necessidade da difusão de informações, a história da xilogravura está ligada à história do livro, da imprensa e da transmissão de conhecimento. Substituída nessas funções por outras tecnologias ela migra das gráficas para os ateliês dos artistas. No modernismo, para além da possibilidade de reprodução, as fortes características expressivas da xilogravura são exploradas de novas maneiras.

O encontro ocorrerá na Galeria de Arte do Instituto CPFL e contará com interpretação em Libras, além de certificado de participação. As inscrições devem ser realizadas no link: https://forms.gle/pGxmLNZTqafeLHuK7

Simone Peixoto é uma artista visual e educadora. Desde 2010 atua no Xilomóvel- Ateliê Itinerante, projeto independente de divulgação, acesso e formação de público para a gravura. Doutora em Artes Visuais e mestre em Artes, ambas pela Unicamp, em suas pesquisas explorou processos colaborativos e sua produção artística, envolvendo a gravura, a linguagem fotográfica e o desenho.

Serviço
O quê: Encontro presencial “A xilogravura e o modernismo de Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo”, com Simone Peixoto
Quando: dia 26 de novembro, sábado, das 10h às 12h
Onde: Galeria de Arte do Instituto CPFL
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Inscrições: https://forms.gle/pGxmLNZTqafeLHuK7