CPFL Jovem geração

Instituto CPFL leva o projeto Carreta Literária a Rafard (SP)

Após retomada das aulas, a Carreta Literária circulará entre as escolas da rede municipal e estadual da cidade e também percorrerá as escolas da cidade de Capivari (SP); projeto integra a frente CPFL Jovem Geração

Por meio do programa CPFL Jovem Geração, o Instituto CPFL leva ao município de Rafard, em São Paulo, a partir do dia 21 de Junho, o projeto Carreta Literária, um equipamento móvel que remete a um “book truck” e que procura associar a leitura a uma atividade lúdica. Serão 500 livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, para serem degustados e saboreados pela população, incluindo o público de 1.900 alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, da rede municipal e estadual da cidade.

O acervo e entrega do equipamento cultural – que ainda conta com cadeiras, mesas, puffs e tendas -, tem realização da CEC Brasil e patrocínio da CPFL Energia, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.

O programa CPFL Jovem Geração é a frente de trabalho do Instituto CPFL que apoia projetos inspiradores para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações. Por meio da música, da cultura, da literatura e do esporte, a frente apoia o futuro de crianças e adolescentes com iniciativas que integram jovens às suas comunidades, procurando reduzir as vulnerabilidades sociais.

No dia 21 de junho, a Carreta Literária será entregue para a Prefeitura de Rafard, ficando estacionada na Escola Municipal Josefina Chiarine Borghesi. A circulação do projeto será iniciada na escola estadual e nas seis escolas municipais de Rafard com a retomada das aulas presenciais, conforme instruções governamentais e sanitárias neste momento da pandemia da COVID-19.
No mesmo dia, a partir das 14h, será realizada uma inauguração simbólica via Zoom com representantes das escolas, da Secretaria Municipal da cidade, do Instituto CPFL e da CEC Brasil.

Além da cidade de Rafard, a Carreta Literária também irá beneficiar o município vizinho de Capivari, atendendo a toda rede municipal com mais de 6.300 alunos do Ensino Infantil e Fundamental. O projeto parte do conceito de levar um acervo atual até os leitores por meio do conceito de uma biblioteca itinerante, estimulando o desenvolvimento cultural por meio da disponibilização da Carreta Literária por tempo indeterminado às comunidades, e promovendo a atividade de leitura como uma forma de conhecimento, entretenimento e lazer.

Para Cristiane Rodrigues Pellegrini Rossi, diretora da Educação Municipal de Rafard, “A vinda da Carreta Literária é uma conquista muito importante para o município, através da parceria firmada pela Prefeitura de Rafar e a CPFL, com o objetivo de incentivar aos alunos beneficiados”.

Para o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, investir em um projeto de leitura é acreditar na transformação do futuro dos jovens. “Nós do Instituto CPFL acreditamos na importância de apoiar projetos que promovam impacto positivo na vida das pessoas. Temos uma frente de trabalho, que é a CPFL Jovem Geração, onde apoiamos projetos especialmente preparados para crianças e jovens. E é nesse programa que está inserido o projeto da Carreta Literária. É muito importante disponibilizar livros e garantir esse acesso, porém, é ainda mais importante associar a isso a um programa regular de incentivo à cultura. E a Carreta oferece essa mediação através de profissionais que garantem um acesso mais qualificado ao acervo. É um prazer estar com a Rede Educare neste projeto que é adaptado para a realidade de cada cidade”.

Foto Adriano Choque/Rede Educare

“Nosso objetivo com a entrega da Carreta Literária é diminuir a distância entre livros e leitores, principalmente crianças e jovens – público em que durante a formação escolar tem os primeiros contatos diretos com a literatura.  E dessa forma, criar não só uma possibilidade de acesso, mas várias, onde a Carreta circula por diversas escolas e espaços de cidades levando um acervo muito rico de conhecimento e ludicidade para toda a sua população, e dentro de um equipamento que brinca em ser um “book truck” e em saciar a fome por saberes”, conta Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil.

Além da doação do acervo e equipamento cultural, os educadores das cidades beneficiadas pelo projeto também terão acesso a uma plataforma 100% online e gratuita com cursos para formação de leitores, contação de histórias e alfabetização. Todos os cursos possuem carga horária de 30 horas e certificação ao final.

SERVIÇO

Lançamento Carreta Literária em Rafard

Dia: 21/06 (segunda-feira)

Onde: Escola Municipal Josefina Chiarine Borghesi

Horário: 14h00