Circuito

Instituto CPFL e Cinesolar celebram 14 animações de realizadores das periferias brasileiras

Mostra de cinema online estreia no dia 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças, e traz produções de 6 estados das cinco regiões do país. Programação pode ser conferida até o dia 31 de dezembro de 2021

A “1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON – PROGRAMA ANIMAÇÕES” começa em 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças, trazendo 14 produções do gênero produzidas por realizadores de seis estados do país: São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.

Com acesso gratuito pelo site: www.mostracinesolar.com.br, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira, além da proposta de gerar renda local e impacto social através da produção ligada à economia criativa das periferias do Brasil.

Realizada pelo Cinesolar, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, com patrocínio da CPFL Energia, por meio do apoio do Instituto CPFL, a mostra iniciou a seleção em agosto deste ano com apoio curatorial da Margem Entretenimento, que trouxe sua experiência com coletivos que atuam em território nacional com produção musical e audiovisual.

“Temos em nossa veia a produção audiovisual. Multiplicamos reflexões e conhecimento há 18 anos desta maneira e, por isso, acreditamos que a Mostra Online Cinesolar também vai dar palco para um universo cultural múltiplo, rico de novas ideias, regionalismos e personagens diversos. É essa expressividade que ansiamos ver nos curtas selecionados”, comenta o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Destaques da programação

Com o objetivo de facilitar a escolha do público destacamos algumas animações que estarão disponíveis na mostra:

  • “O São João Desse Ano” – (Direção: Jussara da Silva Brito e Eva Bruna Silva Brito – 2021 – Bahia).

Sinopse: A pandemia da Covid-19 conduziu a muitas incertezas, dentre tantas, a de que o evento mais esperado do ano não iria acontecer, sim, o São João, isso fez com que a tristeza invadisse o coração de qualquer indivíduo e, principalmente, do Nordestino. No entanto, a esperança fez com que as pessoas transformassem a data em um momento único de gratidão. O cordel revela a superação dos dias difíceis do isolamento no atual momento pandêmico.

  • “Imbiapada” – (George Alex Barbosa – 2021 – Ceará).

Sinopse: O curumim Apuã completou 12 anos e agora tem sobre si a responsabilidade de salvar sua Tribo e mudar seu próprio destino.

  • “Uma Banda Diferente” – (Direção: Felipe Grosso e Odirley Seixas – 2020 – Rio de Janeiro

Sinopse: Num dia ensolarado, famílias aproveitam o parque da pequena cidade. Entre cochilos, piquenique e bolhas de sabão, não imaginam o que está prestes a acontecer. Enquanto isso, no coreto, Tuhu, toca seu tambor, acompanhado do preguiçoso gato, Raul, e da canarinha, Noêmia. Até que sua música se espalha por toda parte e atrai a atenção das crianças e famílias, que se juntam a eles, e de forma inusitada transformam o coreto em palco.

  • “História de Pescador” – (Direção: Amanda Veloso – 2021 – Goiás)

Sinopse: Um jovem com sede vai até a torneira para beber água, quando se depara com um peixe nadando em seu copo.

  • “Seed” – (Direção: Fabrício Rabachim e Flávia Rabachim – 2021 – São Paulo)

Sinopse: O tempo é um requisito fundamental para toda a existência. Nesta história encontramos um personagem que se descobre capaz de manipular o tempo, em busca de realizar o seu objetivo e aceitar as possíveis consequências.

  • “Cordel da Vila: A Rainha Louca Contra o Escandaloso” – (Direção: Fábrica de Inventos – 2020 – Rio Grande do Norte)

Sinopse: Maria das Dores é a menina da Vila de Ponta Negra que vai se tornar Rainha, Rainha-Mãe dos nativos. Mas como diz Seu Piloto, é tão grande o “escandaloso” que os planos feitos no paraíso acabam sendo frustrados. Maria se casa três vezes, morrem todos os maridos. Em meio às grandes crises que acometem a Vila: a da terra, a da praia e a do corpo. Mesmo assim, a Vila não se entrega. A sua Rainha fica louca, mas continua inspirando uma cultura de resistência.

A “1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON (Programa Animações)” é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e Margem Entretenimento e realização da Brazucah Produções e Ministério do Turismo e Governo Federal.

Panorama Brasil

Ao longo do período de chamamento, aproximadamente 220 filmes foram inscritos por realizadores audiovisuais de todo o Brasil e os títulos selecionados para a mostra abordam temas relevantes, como sustentabilidade e questões sociais contemporâneas, incluindo curtas-metragens que refletem a pandemia de Covid – 19.

Além das animações que abrem a programação no próximo dia 12, a mostra vai contar com o programa Panorama Brasil, composto por 42 obras audiovisuais vindas de todas as regiões do país. Estes títulos estarão disponíveis para acesso a partir de 29 de outubro.

“Conseguimos reunir uma seleção de filmes que representam a originalidade e garra dos realizadores audiovisuais independentes brasileiros, além de coletivos e projetos sociais e educativos. Ficamos extremamente felizes com o resultado e estamos super ansiosos para dividir essa mostra tão divertida e instigante com o público”, afirma Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar”.

O público poderá conferir a programação dos dois programas até o dia 31 de dezembro de 2021 pelo site oficial do evento. A lista completa com os filmes selecionados pode ser consultada aqui.

Masterclass, oficinas e entrevistas

Além de terem os filmes exibidos durante a mostra, os autores dos curtas selecionados vão participar de masterclasses sobre diversas vertentes do audiovisual ministradas por profissionais do setor.

Serão realizadas ainda oficinas para crianças e jovens sobre cinema através de atividades lúdicas. O público vai poder conferir ainda, no site oficial da mostra, vídeos de depoimentos dos diretores que integram o evento falando sobre o respectivo processo de criação, trajetória e vivência no audiovisual, principais referências etc.

A programação completa das oficinas e masterclasses serão divulgadas em breve no site oficial do evento.

Serviço

O quê: 1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON – PROGRAMA ANIMAÇÕES

Quando: De 12 de outubro a 31 de dezembro de 2021

Onde assistir: www.mostracinesolar.com.br

Quanto: Grátis