Social

Instituto CPFL apresenta propostas de programas sociais para prefeitura de João Câmara (RN)

Com previsão para 2024, a iniciativa traz projetos que fomentam a cultura, a iniciação ao esporte e incentivo à leitura, além de levar sessões de cinema movido a energia solar

O Instituto CPFL se reuniu, no último dia 4 de agosto, com representantes do poder público da cidade de João Câmara (RN), para apresentar propostas de programas sociais em prol do município. No encontro, foram abordadas possíveis parcerias para 2024, por meio de iniciativas que são viabilizadas via leis de incentivo fiscal, que irão beneficiar as comunidades indígenas do Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, áreas rurais do município em que a CPFL possui parques eólicos instalados. O Instituto CPFL, que completa 20 anos em 2023, é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia.

“Nosso intuito é ampliar o impacto social positivo do Grupo CPFL na região, combinando nossas frentes sociais de atuação para levar a essas comunidades, projetos que promovem o acesso à cultura, ao esporte e a educação, através do incentivo à leitura, além de projetos que apoiam a inclusão de pessoas com deficiência”, explica a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

Durante a visita, também foram realizados encontros com associações e líderes locais, além de encontros com as comunidades. “Foi uma oportunidade única de conhecermos a realidade local, ouvir os moradores e entender como podemos colaborar para que crianças e adolescentes tenham um futuro com mais oportunidades”, complementa a executiva.

O escopo dos programas apresentados pelo Instituto CPFL à prefeitura de João Câmara prevê a implementação de um projeto de educação musical, com foco em sopro e cordas; um projeto de iniciação esportiva, como foco em futebol e vôlei; uma biblioteca itinerante, que percorrerá escolas públicas; um projeto de cinema itinerante, que utiliza energia solar para exibir filmes ao ar livre; e um projeto junto à Associação Camarense de Apoio aos Portadores de Deficiência (Acapord) – instituição que já conta com apoio do Instituto CPFL por meio do Semear, o programa de voluntariado corporativo do Grupo CPFL.

Primeiras ações

No início do mês, o Instituto CPFL levou para João Câmara a experiência do CineSolar, com sessões gratuitas de curtas e longas-metragens para a população, além de oficinas de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e adolescentes.

Com uma projeção especial do filme “Mogli: O Menino Lobo”, cerca de 220 pessoas puderam conferir a magia das telonas através de uma abordagem inovadora de energia limpa.

Já as oficinas, realizadas com alunos da rede pública de ensino, aconteceram em dois encontros: um na Escola Municipal Indígena Saramandaia, que fica na Comunidade Indígena Santa Terezinha – Povo Mendonça/Potiguara; e outro na Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, no Amarelão.

Ações do Grupo CPFL em João Câmara (RN)

O Sistema de Dessalinização Irmã Terezinha Tesselle Galles tem tecnologia inédita no Brasil, é totalmente automatizado e tem capacidade para produzir 80 mil litros de água potável por dia. O sistema, que é uma iniciativa social, parceria entre CPFL Renováveis, State Grid, Governo Estadual do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal recebeu o investimento de R$ 8 milhões da State Grid e foi oficialmente entregue ao Governo do Estado em fevereiro deste ano. O projeto atende a mais de 3 mil pessoas de 800 famílias locais, onde a CPFL possui parques eólicos instalados.

Além disso, a CPFL Renováveis lançou um curso gratuito de formação de Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica, o primeiro curso de manutenção eólica exclusivo para comunidades indígenas no Brasil. As aulas práticas da capacitação são ministradas na unidade móvel do SENAI, parceiro na iniciativa.