CPFL Jovem geração

Instituto CPFL abre inscrições para primeiro edital de patrocínio a projetos culturais

A iniciativa é inédita e serão destinados R$ 2 milhões para projetos de cultura; projetos de música terão pontuação extra e as inscrições vão até 07 de outubro 

Foto: Marlon Rissatto

Estão abertas as inscrições para o 1º Edital CPFL Jovem Geração, que vai patrocinar projetos culturais de contraturno escolar, executados dentro de escolas, com alunos do ensino fundamental II para o ano de 2023. A realização é do Instituto CPFL, plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. Serão destinados R$ 2 milhões para iniciativas aprovadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura, praticadas nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, especificamente nas cidades listadas no regulamento. As instituições interessadas em participar poderão se inscrever pelo Prosas, plataforma online de divulgação, seleção e monitoramento de projetos sociais, até o dia 07 de outubro, no endereço editaljovemgeracao.prosas.com.br

A frente CPFL Jovem Geração é o programa do Instituto CPFL que apoia projetos inspiradores para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações. Por meio da música, da cultura, da literatura e do esporte, o programa fomenta o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de iniciativas que visam reduzir as vulnerabilidades sociais. 

Poderão ser inscritos projetos de todas as áreas e segmentos da cultura, desde que aprovados no artigo 18 da Lei 8.313/1991 – Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os projetos do segmento “Música” serão contemplados com pontuação extra e as atividades propostas devem acontecer no contraturno escolar, ou seja, no período oposto ao das atividades regulares da escola. 

Outro ponto importante é que as ações deverão acontecer exclusivamente dentro de escolas, com alunos do Ensino Fundamental II, período que compreende do 6º ao 9º ano, mirando complementar os estudos dos jovens, conforme explica a gerente executiva do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto. “O grande objetivo deste edital é oferecer, para crianças e adolescentes, atividades extracurriculares de qualidade, proporcionando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Uma vez que a música é uma forte aliada ao desenvolvimento desses jovens, vamos beneficiar os projetos do segmento “música” com pontuação extra”.

Serão analisadas as propostas com base no orçamento a ser apresentado pelo proponente e de acordo com a disponibilidade orçamentária, mas não há um valor máximo de aporte por projeto. A seleção dos projetos será realizada por comissões julgadoras compostas por especialistas externos.

Clique na imagem para acessar o edital: