Café Filosófico

Gravações: restrospectiva_2022

Em 2022, o Café Filosófico CPFL, broadcast de reflexões do Instituto CPFL, apresentou 9 séries inéditas na versão “gravações” do programa, no Youtube. O Café ao vivo transmitiu 26 lives que abordaram temas como as transformações causadas pelo ser humano e que têm impactado mares, desertos e florestas, em todos os continentes; os dilemas da infância na pandemia de Covid-19; as questões que colocam em crise a maternidade tradicional e romantizada; a saúde mental e suas relações com o sofrimento psiquíco e os efeitos no trabalho; um especial sobre negacionismo e seus efeitos; uma série que trata da comunidade que habita e interage com o planeta e entre si; as temporalidades que relacionam o contemporâneo ao bicentenário da Independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22, perpassando as consequências e o legado histórico destes marcos; além de uma série que trata da construção de uma humanidade a partir do confucionismo; e duas séries que tratam da essencia da filosofia: a primeira aborda a diversidade e pluralidade da filosofia no agir humano; e a segunda resgata as contribuições das mulheres filósofas ao longo da história, destacando sua importância e contribuições para a história da filosofia.

 

Confira a restrospectiva que preparamos com as playlists das séries de 2022:

 

Transformações decisivas: moldando um novo mundo

Curadoria: Luiz Alberto Oliveira
Encontros gravados em março de 2022 em Luiz Alberto Oliveira, Tadeu Jungle, Michel Naslavsky, Ricardo Henriques e Philip Yang.

Episódio 1: Mutação Civilizacional | Luiz Alberto Oliveira
Episódio 2: A história das histórias, da caverna ao metaverso | Tadeu Jungle
Episódio 3: Fronteiras da medicina: genômica e bioética | Michel Naslavsky
Episódio 4: Perspectivas da educação | Ricardo Henriques
Episódio 5: A cidade na refundação da democracia | Philip Yang

O conjunto da atividade humana alcançou dimensão planetária. Não há domínio sobre os continentes, mares, desertos, em que não se encontre vestígios dos impactos de nossa ação. Com a acelerada expansão do conhecimento científico, acompanhado por um aumento exponencial da capacidade de intervenção técnica, somos agora capazes de manipular as mais diversas dimensões da nossa existência. Ciência e tecnologia avançam de forma surpreendente e nos colocam diante de escolhas cruciais de ordem ética e política. O que queremos nesta construção de amanhãs possíveis?

 


 

A canoa virou: infância e pandemia

Curadoria: Rinaldo Voltolini
Encontros gravados em abril de 2022, com Rinaldo Voltolini, Daniel Becker e Ilana Katz .

Episódio 1: O mal-estar da infância na contemporaneidade | Daniel Becker
Episódio 2: Crianças que vivem a morte: saber fazer com a perda | Ilana Katz
Episódio 3: Escola sem aventuras: crianças na pandemia | Rinaldo Voltolini

Nesta série, que tem curadoria do psicanalista Rinaldo Voltolini, a infância é o objeto de análise a partir das variáveis que emergiram com a pandemia de Covid-19. Voltolini analisa a ideia frágil de controle sobre a vida, posta em xeque pela natureza, através de uma metáfora: “Um vírus, fenômeno da natureza, foi capaz de virar a grande canoa humana na qual viajávamos todos na crença de um percurso controlado e soberano”.

 


 

Especial: Da negação ao despertar

Curadoria: parceria com Papirus Editora
Encontro especial gravado em maio de 2022, com a Monja Coen.

Episódio: Da negação ao despertar | Monja Coen

Quando algo causa medo, tristeza ou deixa à mostra o nosso desconhecimento, muitas vezes nosso primeiro impulso é negar aquilo que nos traz esse desconforto. mas, ao fazer isso, a realidade deixa de ser diferente? não, não podemos mudar uma realidade que se coloca contra a nossa vontade, mas podemos mudar o modo como pensamos e agimos diante dela. a consciência dos fatos é fundamental para que possamos despertar. somente assim, poderemos rever nossos comportamentos e transformar o mundo em que vivemos. No livro “podemos criar causas e condições”, escrito durante a pandemia de covid-19, monja coen reflete, à luz do zen-budismo, sobre os efeitos do negacionismo, de qualquer ordem, na vida de todos nós e destaca: devemos negar, sim, o erro, o falso e, desse modo, estaremos afirmando a verdade e o bem.

 


 

Maternidade em crise

Curadoria: Vera Iaconelli
Encontros gravados em maio de 2022, com Antonio Pilão e Vera Iaconelli.

Episódio 1: Famílias e parentalidades – controvérsias políticas e científicas | Antonio Pilão
Episódio 2: A maternidade em questão | Vera Iaconelli

A maternidade se vê questionada, não só pelo acúmulo de funções da mulher dentro e fora de casa, não só pelas questões de gênero, mas também porque afeta em cheio o homem e seu lugar como pai. E quando a tarefa do cuidar não mais condiz com a realidade social,  quando cai por terra o mito do instinto materno, aos pais permanece esta indagação: “quem cuida?” Diante de uma parentalidade em transformação é fundamental refletir sobre o que entendemos por família e funções materna e paterna. A resposta não estará no nível privado, trata-se de uma questão coletiva, um problema social – é o que aponta a psicanalista Vera Iaconelli.

 


 

Mente em foco

Curadoria: Pedro Ambra
Encontros gravados em junho de 2022, com Pedro Ambra e Marcelo Ferretti.

Episódio 1: Sofrimento psíquico – Entre o singular e o social | Pedro Ambra
Episódio 2: Saúde mental e trabalho | Marcelo Ferretti

Trabalhar mais horas, com mais tarefas automáticas em funções repetitivas, para máquinas, aplicativos e não se perceber construindo algo. Tudo isso contribui para a precarização do trabalho, da nossa relação com ele e da nossa saúde mental ao realizá-lo. As nossas ocupações, que deveriam nos realizar e sustentar, estão cada vez mais nos adoecendo. Como é possível então resgatar o sentido social e emocional do trabalho, para além dos laços econômicos?

 


 

Nossa cidadania terrena

Curadoria: Ricardo Voltolini
Encontros gravados em agosto de 2022, com Ricardo Voltolini, José Marengo, Nilton Bonder e Cida Bento.

Episódio 1: Somos nossa identidade terrena | Ricardo Voltolini
Episódio 2: Somos o nosso clima, somos a nossa natureza | José Marengo
Episódio 3: Somos a nossa comunidade | Nilton Bonder
Episódio 4: Somos a nossa diversidade | Cida Bento

Em 1999 a UNESCO solicitou ao sociólogo e filósofo, Edgar Morin, que sistematizasse um conjunto de suas reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação deste nosso milênio – o que gerou o livro “Os sete saberes necessários para a educação do futuro”. A partir desta obra de Morin, o curador Ricardo Voltolini nos convida a pensar a “Nossa cidadania terrena”, refletindo sobre o modo como vivemos no nosso planeta, como interagimos com ele e com o outro. Somos todos uma mesma comunidade na Terra e a forma como lidamos com a natureza, a economia e a sociedade reflete o modo como a nossa existência se completa; as crises pelas quais vivemos são derivadas do nosso modo de viver, pensar e tratar o mundo. O que é preciso para que tenhamos não apenas um futuro melhor, mas um presente possível?

 


 

Série 3 X 22

Curadoria: Alexandre Saes
Encontros gravados em setembro de 2022, com Rodrigo Turin e Alexandre Macchione.

Episódio 1: Desigualdade brasileira em três tempos | Alexandre Macchione
Episódio 2: Mistura de sangues e territórios | Kabengele Munanga

No ano de 1822, o Brasil se tornava um país independente de Portugal. Em 1922, a Semana de Arte Moderna comemora estes 100 anos com manifestações que almejavam a nossa independência artístico-cultural. Em 2022, chegamos aos duzentos anos de Brasil independente num momento de revisão do nosso legado histórico. Como lidar com as incompletudes sociais e econômicas que nos formam, desde a escravidão? Quais são as nossas potencialidades, vindas das migrações e misturas que nos formaram, e que podem nos ajudar a construir um futuro mais justo?

 


 

Confúcio e a nossa vida

Curadoria: Calebe Guerra
Encontros gravados em setembro de 2022, com Calebe Guerra e Kelly Ferreira.

Episódio 1: O “eu” entre o inalcançável e o possível | Calebe Guerra
Episódio 2: A unidade entre o céu e a humanidade | Kelly Ferreira

O espírito do confucionismo tem como valor central a prática da humanidade compartilhada. Tal tema é, em si, positivamente fundamental para o diálogo entre civilizações e para a construção de um modelo de ética global. Humanidade, para Confúcio, é o princípio supremo que governa a subjetividade, a auto-consciência e a auto-disciplina da moralidade.
Praticar a humanidade é ser capaz de desenhar o paralelo de como tratar os outros a partir de si mesmo, buscando, assim, o aperfeiçoamento do eu através da ajuda na cultivação de outras pessoas. Sendo assim, a ideia do “eu” é o centro, observada somente em sua constante extensão e transformação em uma rede múltipla de relacionamentos.

 


 

Filosofia: sua história, nossa vida

Curadoria: Eduardo Wolf
Encontros gravados em outubro de 2022, com Eduardo Wolf, Eduardo Giannetti e Adriana Novaes.

Episódio 1: O Anel de Giges – Lições de ética dos gregos aos nossos dias | Eduardo Giannetti
Episódio 2: Hannah Arendt: significado e experiência viva | Adriana Novaes
Episódio 3: Isaiah Berlin e Bernard Williams: pluralismo e humanismo | Eduardo Wolf
Episódio 4: Albert Camus: existência, absurdo e responsabilidade | Maurício Marsola

A empreitada da Filosofia, de Tales a Wittgenstein e Heidegger, pode ser encarada como o fundamento da compreensão da natureza humana. Nesse sentido, a investigação acerca da conduta humana – como agimos, e por quê; que coisas valorizamos e como; por que critérios pautamos nossas ações e como revelemos nosso caráter – deve estar no centro de toda atividade filosófica. De Platão a Hannah Arendt, da reflexão dos gregos de dois milênios e meio atrás à literatura filosófica do franco-argelino Albert Camus, este módulo do Café Filosófico CPFL apresenta um panorama diverso, plural e rico da Filosofia lá onde sua história se conecta com a nossa vida: no agir humano.

 


 

Filosofia, substantivo feminino

Curadoria: Nastassja Pugliese
Encontros gravados em novembro de 2022, com Marilea de Almeida, Carla Rodrigues, Maria Clara Dias, Nastassja Pugliese.

Episódio 1: bell hooks e a educação antirracista | Marilea de Almeida
Episódio 2: Existe um conceito universal de mulher? Um debate a partir de Somine de Beauvoir | Carla Rodrigues
Episódio 3: Maria Lugones e a crítica ao pensamento colonial | Maria Clara Dias
Episódio 4: O impacto das Filósofas: das reivindicações à conquista de direitos | Nastassja Pugliese

Para contextualizar o projeto de resgate das mulheres filósofas e os resultados transformadores que estão sendo alcançados, apresentaremos as contribuições de filósofas de diferentes contextos culturais e sociais e o debate sobre a construção do cânone da história da filosofia. Começaremos com o impacto da filosofia de bell hooks para a educação, mostrando como a reflexão sobre a raça como marcador social transforma o campo teórico e a experiência educacional. Depois teremos um debate sobre o conceito de mulher, marcadamente levantado por Simone de Beauvoir, para tratarmos da questão: de quem falamos quando falamos de mulheres pensadoras? Na terceira palestra, refletiremos sobre a natureza da história da filosofia em uma reflexão sobre sua atualidade, o cânone e o lugar das mulheres filósofas na tradição. Finalmente, o pensamento da filósofa latino-americana Maria Lugones será introduzido a partir de sua crítica à colonialidade.