cafe filosófico

Gilberto Mendes

Compositor paulista (13/10/1922-). Um dos pioneiros da música experimental aleatória e do teatro musical no Brasil. Gilberto Ambrósio Garcia Mendes nasceu em Santos, estudou música com Claudio Santoro e Olivier Toni. No início de carreira, adotou o nacionalismo musical e utilizou o folclore como base para o trabalho de composição. Mais tarde se dedicaria apenas à pesquisa musical de vanguarda.

Viajou nos anos 50 para a Alemanha, onde estudou composição. Teve aulas com Pierre Boulez e Karlheinz Stockhausen. De volta ao Brasil, realizou em 1962 o Festival Música Nova. Em 1980, passou a ser professor do departamento de música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Entre suas peças se destacam Nasce-Morre, música aleatória feita com texto de poesia concreta de Haroldo de Campos, Beba Coca-Cola, música para coral com texto de poesia concreta de Décio Pignatari, e Ulisses em Copacabana.
Faz também trabalhos audiovisuais, como Cidade. Sua produção mais recente é influenciada pela tendência da “nova consonância”, que retoma características das músicas tonais e modais.