figura e modernidade: #rodin no acervo da pinacoteca de são paulo
acervo completo de auguste rodin da pinacoteca será exibido, pela primeira vez, ao público do interior paulista na galeria do instituto cpfl
o instituto cpfl e a pinacoteca de são paulo, museu da secretaria da cultura e economia criativa do estado de são paulo, apresentam, de 20 de março a 29 de junho de 2019, pela primeira vez ao público do interior paulista, a exposição figura e modernidade: rodin no acervo da pinacoteca de são paulo, que reúne a coleção completa da pinacoteca referente ao artista francês. com curadoria de valéria piccoli, curadora-chefe do museu, o conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista será exibido gratuitamente no instituto cpfl, em campinas.
a exposição conta com recursos educativos, desenvolvidos pelo nae – núcleo de ação educativa da pinacoteca, para uso autônomo, que estimula a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras. o agendamento de visitas pode ser feito por e-mail [email protected] ou pelo telefone (19-3756-8000).
sobre a coleção atual do museu, valéria piccoli comenta que “trata-se de fundições recentes de obras clássicas do artista, realizadas sob supervisão do museu francês”. fazem parte também da coleção da pinacoteca um conjunto de 76 fotografias em que o artista aparece trabalhando em seu ateliê, acompanhado de modelos de suas esculturas ou mesmo de amigos e mecenas. “esse material é constituído de fac-símiles de itens dos arquivos do musée rodin e ajudam a compor um percurso cronológico pela vida do artista, mostrando outros artistas e intelectuais que ele admirava e com quem se relacionava. mais curioso é que algumas dessas fotos revelam como rodin utilizava a fotografia no processo de composição de suas esculturas ”, completa ela.
a parceria entre o instituto cpfl e a pinacoteca se iniciou em 2012, quando ambos organizaram, na sede da segunda, a exposição gênese e celebração, com coleção de peças tradicionais africanas. em 2013, foi a vez da mostra 100 de anos arte paulista, que aconteceu na sede do instituto cpfl, em campinas, e apresentou ao público 50 obras de artistas atuantes entre 1912 e 2012, como di cavalcanti, portinari, pancetti e tomie ohtake.
“para nós, é um imenso prazer voltar a trabalhar com a pinacoteca, uma instituição centenária, a exemplo da cpfl energia, em um país onde tal longevidade não é a tradição”, comenta mário mazzilli, diretor-superintendente do instituto cpfl.
a relação da pinacoteca com o escultor auguste rodin (1840-1917) se iniciou em 1995, no contexto das exposições rodin: esculturas erodin e a fotografia, realizadasem parceria com o museu rodin, de paris. as mostras receberam, juntas, mais de 183 mil pessoas e marcaram também o início das exposições internacionais de grande porte na instituição.