Café Filosófico

feminismo e religião | maria josé rosado (tv cultura)

feminismo e religião | maria josé rosado from instituto cpfl on Vimeo.

feminismo(s) e religião(ões): aproximações, ambiguidades e contradições

com maria josé “zeca” rosado, socióloga e professora da puc-sp

“Vivemos um movimento político de muito atrevimento. O nosso é por direito”, disse a socióloga e professora da PUC-SP Maria José “Zeca” Rosado durante o Café Filosófico CPFL sobre “Feminismo(s) e religião(ões): aproximações, ambiguidades e contradições”.

No encontro, o segundo da série “O que querem as mulheres? Políticas e poéticas feministas da atualidade”, Rosado afirmou que os direitos são o marco das convergências entre as concepções feministas e as religiosas.

“A primeira impressão que se tem é que estamos diante de uma contradição insuperável com agendas opostas. De um lado, a defesa do direito das mulheres para controlarem seus corpos autonomamente. De outro, as religiões, com discursos teológicos, doutrinas e normas dirigidas à regulação do comportamento individual e ao controle das regras sociais”, disse.

“Como o país respeita a cidadania de toda a população brasileira se legisla em função de um único credo religioso?”, questionou.

Confira também a íntegra do encontro:

feminismo(s) e religião(ões): aproximações, ambiguidades e contradições com maria josé “zeca” rosado (versão completa) from cpfl cultura on Vimeo.