Exposição

exposição sobre rodin reúne cerca de 11 mil visitantes na galeria de arte do instituto cpfl

Três meses. 10 esculturas. 76 fotografias documentais. Cerca de 11 mil visitantes.

Os números dão a dimensão do sucesso da exposição “Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo”, realizada na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas, entre 20 de março e 29 de junho de 2019.

Resultado de uma parceria entre o Instituto CPFL e a Pinacoteca de São Paulo, a exposição apresentou pela primeira vez ao público do interior paulista a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês.

Com curadoria de Valeria Piccoli, curadora-chefe da Pinacoteca, e registros de aspectos centrais para compreender a obra de Auguste Rodin, a exposição contou com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

O sucesso da parceria pode ser observado antes mesmo do início da exposição, quando mais de 3.300 pessoas haviam agendado visitas educativas para conhecer as obras e fotografias do grande artista francês.

Muito além de números, a exposição tem possibilitado uma experiência única para cada visitante.

A emoção de conhecer de perto as obras de um dos maiores escultores de todos os tempos pode ser observada nas manifestações escritas no caderno de monitoramento de visitas.

“Os alunos ficaram absolutamente à vontade e demonstraram muito interesse pelas obras – fazendo questionamentos e criando hipóteses analíticas muito criativas”, escreveu a professora Lucilene, da EMEF Dulce Nascimento, que conheceu a exposição no dia 25 de abril.

“Adoramos a exposição, tanto os alunos quanto o professor. Monitoras bem preparadas, dispostas e dinâmicas. Foi sucesso!”, resumiu o professor Duique, do Cursinho Pré-Vestibular Anglo, em 23 de abril.

As obras seguem agora para Botucatu, onde será exposta ao público no Fórum das Artes, novo espaço cultural reformado pelo Governo de São Paulo.

Em agosto, a Galeria de Arte recebe a exposição “Tinta Sobre Tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL”, que apresentará ao público uma seleção de 48 pinturas, incluindo criações de artistas como Flávio de Carvalho, Iberê Camargo, Leda Catunda, Paulo Pasta e Tomie Ohtake.

A exposição terá peças que evidenciam a herança da pintura impressionista no Brasil.

 


acompanhe nossas redes sociais:

▪ facebook: instituto cpfl | café filosófico

▪ instagram: instituto cpfl

▪ youtube: café filosófico | institutocpfl

▪ twitter: instituto cpfl | café filosófico

▪ aplicativo instituto cpfl play: android | iOS