Café Filosófico
30
mar

gravação: sexualidade além do gênero, com giancarlo spizzirri

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

30/03 | qui | 19h | inédito
sexualidade além do gênero
com giancarlo spizzirri, médico

Cada vez mais aumenta a compreensão que muitos não se identificam completamente com o gênero atribuído ao nascimento. Do mesmo modo, é evidente que a atração sexual, romântica e ou afetiva por outra pessoa não se resume aos que experenciam somente pelo outro gênero binário. Os grupos de pessoas não abraçados pelo modelo heteronormativo, reconhecidos pela sigla LGBTQIAP+, representam quase 12% da população adulta brasileira. Essas pessoas enfrentam estigma, discriminação e violência de toda natureza, desde cedo em suas vidas. Mais que nunca a diversidade sexual e de gênero se impõe nesse momento histórico, que aspira pelo progresso da equidade.

O Café é gravado na sede do Instituto CPFL, que fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP. A entrada é gratuita, e por ordem de chegada, a partir das 18h.

 


 

Café Filosófico CPFL 20 anos

Depois de 20 anos investigando modos de vida na contemporaneidade, qual agenda ainda faz sentido abordar? O que aconteceu no mundo nestes últimos 20 anos? O que mudou nas práticas de cuidado com nós mesmos, e de cuidado dos nossos vínculos com os outros e com o mundo? O que se passou em nossa vida pessoal, profissional? Em nossas relações amorosas, sexuais? O que se passou em nossa cultura de excessos? Como se transformaram nossos prazeres, angústias, anseios, esperanças?

Seria a conectividade um dos paradigmas do agora? Mundos conectados, áreas do conhecimento conectadas. Tudo hoje parece interligado em uma coexistência colaborativa. Conexão entre povos de diferentes culturas, entre humanos e natureza, entre humanos e não humanos. Conexão que transforma indústrias, serviços e seus ecossistemas, exigindo uma mudança profunda no gerenciamento e na governança. Conexão de sentidos, transversalidade, interdependência. Onde tudo e todos tornaram-se dados, capturados como nunca antes; dados que revelam os nossos comportamentos, os fluxos de nossos deslocamentos. Revelam o que pensamos, desejamos, e inclusive aquilo que estamos testemunhando. Como a conectividade vem afetando nossos entendimentos sobre temas tão importantes como amor, família, casamento, sexualidade, infância, adolescência, envelhecimento, morte?

Em 2023, o Café Filosófico CPFL se volta aos seus mitos fundadores: reorganizar o passado, entender o agora, apontar o futuro. Mesmo depois de 20 anos de intensa produção narrativa, não é possível renunciar à questão primordial: o que dá sentido às nossas existências? As respostas possíveis a essa questão não estavam prontas há 20 anos, e os apontamentos a que chegamos nesses últimos 20 anos, mudarão de direção nos próximos 20. Tudo é fluxo na filosofia, e na duração de nossa experiência. Uma vez mais é preciso coletivamente reconstruir, recompor e reavaliar respostas possíveis à pergunta primordial. É preciso simplesmente trocar ideias sobre nossas vidas, socializando nossas incertezas e desenhando um pouco melhor nossos enigmáticos autorretratos.

Curadoria do Instituto CPFL.