Café Filosófico
06
jul

reprise: a morte como instante de vida, com scarllet marton

  • youtube do café
  • 19:00

06/07 | qui | 19h
A morte como instante de vida
Com Scarllet Marton  

Encontro da série A morte como acontecimento, com curadoria do filósofo Daniel Lins, gravada em outubro de 2008.  

Por que a morte é sempre vista como uma espécie de escândalo? Por que esse acontecimento banal provoca ao mesmo tempo horror e curiosidade? Os antigos diziam que a filosofia era uma longa meditação sobre a morte; os modernos quiseram afastá-la de suas preocupações; nós, contemporâneos, procuramos bani-la de nosso mundo. Mas a morte se acha profundamente ligada à vida; esse fato bruto, esse “não sei o quê”, deixa entrever a passagem do ser ao nada. Assim a morte vem pôr em causa o sentido da existência. De modo lento ou abrupto, com violência ou suavidade, ela propõe ao homem, num instante, o desafio de pensar a sua própria condição.  

_____

No mês de julho de 2023, republicaremos 4 conteúdos de gravações de diferentes épocas (2005, 2008 e 2014) no canal do Youtube do café. Depois de 20 anos investigando modos de vida na contemporaneidade, qual agenda ainda faz sentido abordar? O que aconteceu no mundo nestes últimos? O que mudou nas práticas de cuidado com nós mesmos, de cuidado dos nossos vínculos com os outros e com o mundo? O que se passou em nossa cultura de excessos? Como veem se transformando nossos prazeres, angústias, anseios, esperanças? 

Há 20 anos, o Café Filosófico CPFL surgiu contextualizando os legados do então recém encerado século 20. E lançando luz sobre os cenários possíveis daquele início de século 21. A ideia de apreender o futuro que está contido no tempo que passou era um dos conceitos-chave da agenda de discussões. Temas diretamente relacionados à nossa vida contemporânea eram o eixo central das discussões. Desde 2003, as palestras vêm sendo gravadas, editadas e então exibidas na TV Cultura. Foi neste contexto que o Café nasceu, como encontro audiovisual de ideias sobre o mundo, como programa educativo de TV aberta, e mais tarde, como conteúdo digital, pensando sobre o passado, a cultura, a tradição, os dilemas do contemporâneo, e os apontamentos sobre o futuro.