13
abr

Pierrô troca a lua pelo blues | Dimos Goudaroulis (violoncelo) e Horácio Gouveia (piano)

  • 20:00

TEMPOS MODERNOS

O jazz e o cinema nasceram com o século 20. E tomaram de assalto a cultura e as artes. Compositores eruditos e músicos populares foram convocados pela arte do cinematógrafo desde o nascedouro: primeiro para fazer ao vivo a trilha sonora dos filmes mudos; depois, já nos anos 30, criadores eruditos europeus imigraram para Hollywood para inaugurar uma nova era nas trilhas sonoras  da telona. Simultaneamente, o jazz, criação dos negros afroamericanos do início do século 20, virou mote de paixões incríveis curtidas pelos compositores eruditos.

Nos meses de abril, maio e junho, “Tempos Modernos” vai mostrar as várias formas pelas quais os compositores eruditos foram atraídos pelo cinema e pelo jazz. E como estas novidades foram contrabandearam para suas criações musicas eruditas e enriqueceram as músicas populares.

PIERRÔ TROCA A LUA PELO BLUES

Um passeio pelos fascinantes “crazy twenties”, onde nasceram simultaneamente o cinema e o jazz. Naquelas esfuziantes primeiras décadas do século 20, houve compositores que se apaixonaram pelo jazz, como Ravel e Debussy; tentaram fazer avançar a linguagem musical, como Webern; e abraçaram o cinema, como Kurt Weill e, claro, Charlie Chaplin.

Com Dimos Goudaroulis – violoncelo (Itália, ca.1730)  e Horácio Gouveia – piano

DIMOS GOUDAROULIS | Violoncelista versátil e músico muito ativo, Dimos Goudaroulis transita brilhantemente por estilos musicais diferentes e se apresenta tanto com instrumentos modernos quanto com instrumentos de época. Convidado a participar de inúmeros projetos, concertos, turnês e gravações, tem colaborado com importantes músicos e grupos de música erudita e popular no mundo – de Lee Konitz e Max Roach a Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, de Ricardo Kanji e Luís Otávio Santos a Nicolau de Figueiredo e Viktoria Mullova.

Nascido em 1970 na Grécia, estudou violoncelo em Thessalônica e depois em Paris, com Philippe Muller e Reine Flachot. Lá, começou a tocar jazz e música improvisada, criando uma linguagem original para o violoncelo. Em 1996 mudou-se para o Brasil. Desde então, dedica-se à interpretação historicamente orientada da música antiga, pesquisando e divulgando o repertório violoncelístico do período barroco e clássico. Paralelamente se apresenta como solista com várias orquestras, toca música contemporânea e música brasileira.

Em Setembro de 2003 recebeu o Prêmio Carlos Gomes de melhor solista; em 2008 lançou sua gravação das 3 primeiras Suítes para violoncelo solo de J.S.Bach, que ganhou o importante Prêmio Bravo de Cultura, como melhor cd de música erudita do ano; como membro da Camerata Aberta, grupo especializado em música contemporânea, recebeu em 2010 o Prêmio APCA. Ainda em 2010 gravou, junto com Nicolau de Figueiredo no cravo, o álbum duplo “o tenor perdido”, com a primeira gravação mundial de obras para violoncello piccolo de 4 cordas, e em 2011 lançou a integral das 6 Suites a Violoncello Solo de Bach. Em 2012 concebeu e dirigiu o espetáculo “Logos–Diálogos/6 Suítes para violoncelo solo e dança de J.S.Bach”, onde colaborou com 6 dos maiores coreógrafos contemporâneos brasileiros – Ismael Ivo, Déborah Colker, Luis Arrieta, Henrique Rodovalho, Jorge Garcia, Tíndaro Silvano.

Dimos Goudaroulis apresenta-se regularmente em vários países da Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá.

HORÁCIO GOUVEIA | Pianista, doutor em musicologia pela USP, estudou na Universidade Albert Ludwig – Freiburg (Alemanha) com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Atua intensamente como recitalista, camerista e solista, com repertório que se estende de Bach aos compositores contemporâneos. Realizou diversas estreias brasileiras de obras importantes, como Concerto para dois pianos, percussão e orquestra de Béla Bartók (com a Orquestra Experimental de Repertório de S. Paulo, sob a regência de Jamil Maluf), Concerto de Câmara de György Ligeti (com o Percorso Ensemble, sob a regência de Ricardo Bologna), entre muitas outras.

Detentor de diversos prêmios, entre os quais: Vencedor do XVI Concurso Jovens Solistas da Sinfônica de Porto Alegre, 1º Lugar no X Concurso Cidade de Araçatuba, 2º Lugar no I Concurso Cultura FM – Prêmio Promon e no no Concurso Internacional Guiomar Novaes.

É professor da Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), em S. Paulo. Foi professor do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2010 e jurado de importantes concursos brasileiros (como o Pré-Estreia da Tv Cultura).

Como pianista da Camerata Aberta (Prêmio APCA de 2010), realizou concertos na Europa (Concergebouw – Amsterdam, Palais des Beaux-Arts – Bruxelas) e atuou como solista sob a regência de Guillaume Bourgogne.

Como camerista colaborou com artistas como: Dmitry Berlinsky (Rússia), Peter Brunt (Holanda), Diana Ligeti (Romênia/França), Michel Michalakakos (Grécia/França), Vincent Lucas (França), Renato Bandel, Paulo Álvares, Eduardo Leandro, Carlos Tarcha, Luís Afonso Montanha, Cássia Carrascoza, entre outros. Integra atualmente o Trio Arqué e o Percorso Ensemble.

Série: Tempos Modernos
Curador: João Marcos Coelho
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Data: 13 de abril de 2013
Horário: 20h
Capacidade: Auditório Umuarama: 162 lugares
Classificação Etária: 14 anos
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br