Café Filosófico
30
jan

Na TV: Violência e drogas: o retrato da desesperança, com Diana Corso e Mario Corso

  • tv cultura e youtube do café
  • 19:00

30/01/22 | dom | 19h | TV Cultura
Violência e drogas: o retrato da desesperança
Com Diana Corso e Mario Corso

Os autores de “Adolescência em cartaz”, Diana e Mário Corso utilizam da psicanálise e dos filmes para entendermos sobre a adolescência. Uma época de colocar a família em cheque, de amizade e amores intensos, de uma relação de fascínio e horror com o espelho, tempo de bravatas, riscos e de inquietudes para seus adultos.

Nesta edição, a adolescência é um período intenso, de descobertas, de paixões, de testar limites, de questionar regras… de um certo fascínio pela transgressão. Mas quando este fascínio é levado ao extremo, surge o lado B da adolescência: o da violência, das drogas e até da delinquência. Época em que os jovens se reúnem em turmas… às vezes, gangues.

O que acontece neste período que pode levar os jovens a comportamentos violentos e transgressivos, mesmo sem causas aparentes? E o que eles estão querendo dizer com estes atos? Este lado escuro da adolescência está em diversos filmes, tais como: Laranja Mecânica, Cidade de Deus, Sonhos Roubados, Transpotting. Porque a adolescência é retratada no mais trágico dos quadros esperados?