Café Filosófico
15
out

na tv: sobre envelhecer e as metamorfoses do vivo, com hélia borges

  • na tv cultura e no youtube do café
  • 19:00

15/10 | domingo | 19h – inédito 
Sobre envelhecer e as metamorfoses do vivo
Com Hélia Borges

No mundo atual, a nossa potência de vida é medida pela nossa capacidade de trabalhar, de produzir. E, segundo essa régua, a velhice fica estigmatizada como um época de perdas, de pouca potência. Neste programa, a psicanalista Hélia Borges fala de como somos impedidos de viver e entender as metamorfoses da maturidade e questiona os modelos científicos e sociais de velhice. Se cada ser é único, por que a velhice não pode ser uma para cada um de nós? Como podemos ver as potências e ganhos da maturidade, apesar do saldo de perdas que insistem em recair sobre esta fase da vida? 

_____

módulo: vida em movimento e os movimentos da vida

Nesta série especial sobre os 20 anos do Café Filosófico, com curadoria do próprio Instituto CPFL, o foco volta-se para o nosso íntimo, ao mesmo tempo que reflete o nosso comportamento coletivo: na maneira como cuidamos de nossos vínculos, de como estamos vivendo as relações amorosas, sexuais, de como estamos lidando com o envelhecimento e como estamos organizando nosso sofrimento. Muita coisa mudou nesses 20 anos do Café Filosófico, outras nem tanto.

Infância, adolescência, velhice, fases da vida que estão sendo “revistas”, assim como estão mudando nossos hábitos e costumes, nosso modo de se relacionar, de amar, de viver nossas dores… Para além dos padrões, os afetos e conflitos que nos acompanham na formação da nossa identidade, ao longo da nossa existência. Vida em movimento e os movimentos da vida é o tema desta série.