Café Filosófico
27
nov

na tv: reflexões para produzir uma sociedade autocrítica e sustentável, com nilton bonder

  • tv cultura e youtube do café
  • 19:00

27/11 | domingo | 19h – inédito
reflexões para produzir uma sociedade autocrítica e sustentável
com nilton bonder, rabino

 

a noção de que somos uma comunidade terrena, nos desafia cotidianamente, em vários sentidos; é algo que exige muito de nós e talvez tenhamos que desconstruir jeitos de viver e valores que nos trouxeram até aqui. implica em primeiro lugar, em compreender a importância de se construir um vínculo comunitário. neste sentido o rabino nilton bonder nos chama a atenção para o quanto viemos alimentamos o que ele nomeia como energias sujas: controle e prazer, ao invés de “energias limpas” como graça e servir.
a ideia de que evoluímos ao longo da história, não significa necessariamente que houve um progresso, um desenvolvimento, está mais ligado a um processo de mudanças ao longo do tempo. e é a educação que vai nos ajudar a ir fazendo um novo percurso no sentido de produzir uma sociedade mais autocrítica e sustentável.

série: nossa cidadania terrena
curadoria: ricardo voltolini

em 1999 a unesco solicitou ao sociólogo e filósofo, edgar morin, que sistematizasse um conjunto de suas reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação deste nosso milênio – o que gerou o livro “os sete saberes necessários para a educação do futuro”. a partir desta obra de morin, o curador ricardo voltolini nos convida a pensar a “nossa cidadania terrena”, refletindo sobre o modo como vivemos no nosso planeta, como interagimos com ele e com o outro. somos todos uma mesma comunidade na terra e a forma como lidamos com a natureza, a economia e a sociedade reflete o modo como a nossa existência se completa; as crises pelas quais vivemos são derivadas do nosso modo de viver, pensar e tratar o mundo. o que é preciso para que tenhamos não apenas um futuro melhor, mas um presente possível?