Café Filosófico
11
dez

na tv: que mundo escolhemos deixar aos nossos filhos?, com: ricardo voltolini, cida bento, nilton bonder e josé marengo

  • tv cultura e youtube do café
  • 19:00

11/12 | dom | 19h, inédito
que mundo escolhemos deixar aos nossos filhos?
com: ricardo voltolini, cida bento, nilton bonder e josé marengo

que mundo deixaremos para as crianças? em quais condições devolveremos o planeta para as gerações futuras? aquecimento global, desastres naturais, se somam a crises políticas, econômicas e problemas sociais. tantos são os sinais de que precisamos mudar, precisamos repensar nossos hábitos, consumos e escolhas para traçar caminhos rumo a um futuro mais sustentável.

neste programa ricardo voltolini, cida bento, nilton bonder e josé marengo refletem sobre a necessidade de percebermos a nossa interdependência: somos todos responsáveis pelas mudanças que queremos e estamos todos conectados na nossa cidadania terrena. tratando de temas como diversidade, respeito à natureza, acordos e propostas pelo desenvolvimento sustentável, o programa convida a pensar como a educação pode ser o caminho mais eficaz de garantir a vida no nosso futuro comum.

série:  nossa cidadania terrena
curadoria: ricardo voltolini

em 1999 a unesco solicitou ao sociólogo e filósofo, edgar morin, que sistematizasse um conjunto de suas reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação deste nosso milênio – o que gerou o livro “os sete saberes necessários para a educação do futuro”. a partir desta obra de morin, o curador ricardo voltolini nos convida a pensar a “nossa cidadania terrena”, refletindo sobre o modo como vivemos no nosso planeta, como interagimos com ele e com o outro. somos todos uma mesma comunidade na terra e a forma como lidamos com a natureza, a economia e a sociedade reflete o modo como a nossa existência se completa; as crises pelas quais vivemos são derivadas do nosso modo de viver, pensar e tratar o mundo. o que é preciso para que tenhamos não apenas um futuro melhor, mas um presente possível?