Café Filosófico
21
abr

na tv: maternidade e cuidados com quem cuida, com simone nascimento

  • na tv cultura e no youtube do café
  • 19:00

21/04 | domingo | 19h
Maternidade e cuidados com quem cuida
Com Simone Nascimento

Quando falamos de cuidado, sobre cuidar da casa, dos filhos, dos mais velhos, em geral, atribuímos ao feminino. Por que? E de que maneira esse cuidar é capaz de sobrecarregar e afetar a saúde mental das mulheres? Muito além dos fatores biológicos, aspectos psicológicos e sociais vêm impactando significativamente a saúde e o bem estar das mulheres. A maternidade torna o cenário mais delicado quando atribui uma carga de responsabilidade e tarefas maiores. Muitas vezes, a realidade dessas mulheres é de conciliar a maternidade, a vida doméstica e a carreira profissional, o que torna o equilíbrio ainda mais desafiador: qual a realidade que tais mulheres estão enfrentando no mercado de trabalhoÉ possível um ambiente e condições que possibilitem a mulher mãe seguir carreira, sem prejudicar  sua qualidade de vida? Afinal: quem cuida da mãe? 

_____

Sobre a série:
Mente em foco
Curador:
Pacto Global

Se até pouco tempo a preocupação com a saúde mental era um assunto restrito a consultórios e clínicas, hoje é geral: está nas famílias, nas escolas, nas empresas… 

No mundo pós-pandêmico, com as novas configurações de trabalho, a crescente e acelerada digitalização da vida, a ainda sobrecarga das mulheres… tudo isso vem gerando fortes impactos na saúde de nossa mente. Que caminhos estão se desenhando? O que este novo panorama está nos mostrando? Estas questões são tema da série Mente em foco.