Café Filosófico
24
jul

Na TV: insônia, com mario eduardo costa pereira

  • tv cultura e youtube do café
  • 19:00

dia 24/07 | domingo | 19h, reprise
Insônia
com mario eduardo costa pereira, psiquiatra e psicanalista

dormir aparece nos dicionários como o ato de estar entregue ao sono, de permanecer num estado de repouso, de suspensão da atividade motora e perceptiva. Mas será que esta definição ainda se aplica ao nosso sono contemporâneo? Estamos conseguindo nos entregar plenamente ao ato de dormir?
A insônia pode ser um retrato do nosso tempo, ela nos convida a uma verdadeira investigação para transformação de nós mesmos, da nossa sociedade e da nossa cultura.
Como entender e diferenciar os vários aspectos desse “distúrbio” aparentemente tão comum nos dias de hoje.

série: “transtornada mente” – uma visão da psiquiatria
curador: neury botega

a preocupação com a saúde de nossa mente é uma constante nos dias atuais. De tempo em tempo surgem estatísticas sobre o crescimento do número de pessoas acometidas por ansiedade, depressão, insônia e várias dependências, de substâncias psicoativas a redes sociais. se há relatos milenares de casos de depressão, insônia e ansiedade, a vida em um mundo virtual parece ter aumentado a desadaptação na vida real, gerando timidez, agorafobia, bem como intolerância e agressividade. Como interpretar e compreender esse aumento dos transtornos mentais? Como o fenômeno se associa com as mudanças por que passa a nossa sociedade?