Café Filosófico
27
ago

na tv: inquietações do amor, com alexandre coimbra amaral

  • na tv cultura e no youtube do café
  • 19:00

27/08 | domingo | 19h – inédito
Inquietações do amor
Com Alexandre Coimbra Amaral

O casamento é uma das tradições mais antigas e presentes em diferentes culturas, mas sua intenção e seu significado variaram muito ao longo do tempo. Ele ainda é o sonho de muitos e continua a espelhar grande parte das transformações que vão ocorrendo nas sociedades.

Hoje o casamento vem se dando de diferentes formas, e de qualquer maneira, aquilo que se vive em uma relação, o que se sonha junto, as conquistas e os percalços dessa união, deixam marcas profundas. Ninguém passa “impune” por um casamento. E quando alguém se separa de um outro alguém, quando uma relação termina, um mundo se desmorona, é um momento de juntar os cacos, de elaboração das perdas. Como nos disse Alexandre Coimbra: “o luto é uma caneta que redesenha o perímetro da alma”. O que fica em nós, nessa alma redesenhada quando uma relação se acaba? E o que faz de um casamento uma união longeva?

_____

módulo: vida em movimento e os movimentos da vida

Nesta série especial sobre os 20 anos do Café Filosófico, com curadoria do próprio Instituto CPFL, o foco volta-se para o nosso íntimo, ao mesmo tempo que reflete o nosso comportamento coletivo: na maneira como cuidamos de nossos vínculos, de como estamos vivendo as relações amorosas, sexuais, de como estamos lidando com o envelhecimento e como estamos organizando nosso sofrimento. Muita coisa mudou nesses 20 anos do Café Filosófico, outras nem tanto.

Infância, adolescência, velhice, fases da vida que estão sendo “revistas”, assim como estão mudando nossos hábitos e costumes, nosso modo de se relacionar, de amar, de viver nossas dores… Para além dos padrões, os afetos e conflitos que nos acompanham na formação da nossa identidade, ao longo da nossa existência. Vida em movimento e os movimentos da vida é o tema desta série.