na tv: as bases do self e como nos afetamos, com luiz lessa
- na tv cultura e no youtube do café
- 19:00
19/11 | domingo | 19h – inédito
As bases do self e como nos afetamos
Com Luiz Lessa
A maneira como um indivíduo se afeta envolve não apenas as circunstâncias vividas no presente, mas um pano de fundo emocional que influencia, ao menos como tendência, a forma como ele é afetado. Por que algumas pessoas são otimistas ou pessimistas? Por que alguns indivíduos tendem a ver com desânimo situações que objetivamente lhes são favoráveis? Por outro lado, há indivíduos que mesmo em dificuldades tendem a manter uma postura positiva em relação a si mesmos e à superação do problema vivido. Estas variações encontradas tanto em indivíduos saudáveis quanto em psicopatologias graves têm origem na forma como o self se constituiu desde a vida uterina até os primeiros anos da criança, tal como nos mostra Winnicott. Conhecer o papel que o self desempenha na forma como nos afetamos é útil para compreendermos melhor a nós mesmos e aos outros e assim nos afetarmos melhor.
_____
Módulo: O Poder dos Afetos – Uma Visão Filosófica e Psicanalítica
Estamos em contato direto com todo tipo de emoção em nosso dia a dia, seja no trânsito, nas redes sociais, nos entretenimentos ou em nossas relações pessoais. Interagimos no mundo, com os outros, com os ambientes, com os acontecimentos, e sentimos porque nos afetamos. É impossível não nos afetarmos, pois é impossível não interagirmos com nosso entorno, que afinal de contas nos constitui, nos dá contorno, e a partir do qual nos moldamos.
O que anda à flor da pele? Que tipo de afeto nos move? E quais nos paralisam? Como lidar melhor com os afetos em nossa vida, favorecendo o bem-estar psíquico, a criatividade, o amor à existência, e a vontade de seguir em frente na busca de realizações? É possível entender aquilo que nos entristece e que retira a nossa energia, transformando-o assim em força para o contrário?