na tv: afeto e potência: indivíduo e coletividade, com cristina rauter
- na tv cultura e no youtube do café
- 19:00
26/11 | domingo | 19h – inédito
Afeto e potência: indivíduo e coletividade
Com Cristina Rauter
Apesar de sermos indivíduos, vivemos em sociedade. E nossas relações, os encontros que temos, podem gerar emoções e reações, que nos afetam, e afetam também o nosso sentir, pensar e agir no mundo. A filosofia nos ajuda a compreender a importância dos afetos na nossa prática cotidiana, para nós mesmos e para o nosso entorno. Para Espinoza, afeto é variação de potência. E uma vida coletiva amplia a nossa potência, nossa capacidade de conhecer e de agir. Em um mundo de tantos conflitos, violência, medo… Como aumentar os afetos positivos? Como atingir a alegria ativa que facilita o conviver no coletivo?
A psicóloga e filósofa Cristina Rauter discute sobre essas reflexões e fala de como pensadores como Espinosa e Winnicott nos auxiliam na compreensão sobre como percebemos o mundo e de que modo ele nos impacta, nos afeta
_____
Módulo: O Poder dos Afetos – Uma Visão Filosófica e Psicanalítica
Estamos em contato direto com todo tipo de emoção em nosso dia a dia, seja no trânsito, nas redes sociais, nos entretenimentos ou em nossas relações pessoais. Interagimos no mundo, com os outros, com os ambientes, com os acontecimentos, e sentimos porque nos afetamos. É impossível não nos afetarmos, pois é impossível não interagirmos com nosso entorno, que afinal de contas nos constitui, nos dá contorno, e a partir do qual nos moldamos.
O que anda à flor da pele? Que tipo de afeto nos move? E quais nos paralisam? Como lidar melhor com os afetos em nossa vida, favorecendo o bem-estar psíquico, a criatividade, o amor à existência, e a vontade de seguir em frente na busca de realizações? É possível entender aquilo que nos entristece e que retira a nossa energia, transformando-o assim em força para o contrário?