Café Filosófico
24
mar

na tv: afeto e luto na era digital, com gabriela casellato

  • na tv cultura e no youtube do café
  • 19:00

24/03 | domingo | 19h
Afeto e luto na era digital
Com Gabriela Casellato – psicóloga

Quais caminhos para entender o luto? Muitos são os fatores capazes de influenciar a nossa compreensão do luto como contexto familiar, cultural, social. Mas para além de seres sociais, somos seres biológicos. Entender o funcionamento do nosso cérebro torna-se imprescindível para pensar o processo de luto e os modos como estruturamos nossa vida após uma perda. Nesse programa, a psicóloga Gabriela Casellato nos ajuda a entender como buscamos nos sentir seguros e protegidos, como nossos vínculos são construídos e de que maneira esses fatores são determinantes para compreender de que maneira enfrentamos as adversidades da vida e como lidamos com os medos e a morte.

Em um momento de perda e de dor, de que forma a tecnologia é capaz de nos ajudar? Quais os benefícios, os riscos e os cuidados que devemos ter ao lidar com a internet?

_____

Sobre a série:
Como as histórias fortalecem a mente infantil e juvenil numa era de incertezas
Curador: Ilan Brenman

A percepção no mundo contemporâneo é a de que nunca estivemos tão tecnológicos, acelerados e, para alguns, tão evoluídos. Ao mesmo tempo que temos um mundo congelado em antigos conflitos, guerras e crises humanitárias. As consequências do afogamento digital e do esfarelamento das certezas têm provocado uma epidemia na saúde mental, principalmente em crianças e jovens. “Como as histórias fortalecem a mente infantil e juvenil numa era de incertezas” é o tema desta série do Café filosófico.