na tv: adolescências plurais, com andréa guerra
- na tv cultura e no youtube do café
- 19:00
24/09 | domingo | 19h – inédito
Adolescências Plurais
Com Andréa Guerra
Podemos dizer que a experiência adolescente é universal? O que diriam os adolescentes indígenas brasileiros, da periferia, ou de outras minorias, sobre o que é ser jovem hoje? Como pensar ao lado de adolescentes sobre seus desejos, ímpetos, temores, e como criar um espaço de escuta verdadeiro sem impor uma visão adulta, ou binária ou ainda cisheteropatriarcal? Transformar o nosso pensar significa rever perspectivas, rasgar imagens idealizadas sobre os adolescentes e muitas vezes, nos leva a revisitar nossas memórias, nossa própria adolescência em seus medos, angústias e desejos de segurança. Seria possível tomar uma única concepção de adolescência para tratar dessa vivência tão única? Precisamos falar sobre pluralidades.
_____
módulo: vida em movimento e os movimentos da vida
Nesta série especial sobre os 20 anos do Café Filosófico, com curadoria do próprio Instituto CPFL, o foco volta-se para o nosso íntimo, ao mesmo tempo que reflete o nosso comportamento coletivo: na maneira como cuidamos de nossos vínculos, de como estamos vivendo as relações amorosas, sexuais, de como estamos lidando com o envelhecimento e como estamos organizando nosso sofrimento. Muita coisa mudou nesses 20 anos do Café Filosófico, outras nem tanto.
Infância, adolescência, velhice, fases da vida que estão sendo “revistas”, assim como estão mudando nossos hábitos e costumes, nosso modo de se relacionar, de amar, de viver nossas dores… Para além dos padrões, os afetos e conflitos que nos acompanham na formação da nossa identidade, ao longo da nossa existência. Vida em movimento e os movimentos da vida é o tema desta série.