12
abr

12/04 | música erudita contemporânea | sidén hedman duo | eva sidén e jens hedman

  • 20:00

série:  CEM ANOS DE MÚSICA NO BRASIL | A música eletroacústica mista

A música feita em laboratório, com manipulações eletrônicas, nasceu imediatamente após o término da Segunda Guerra Mundial. A música concreta de Pierre Shaeffer significava gravar ruídos do entorno e em seguida manipulá-los em estúdio. Stockhausen, Berio e outros compositores trabalharam em seguida nos estúdios gerando e manipulando sons eletrônicos. Modernamente, o que se chama música eletroacústica, um domínio importante da criação contemporânea, propõe dois tipos de música: a puramente eletrônica; e a que coloca frente a frente o instrumentista ao vivo com o aparato eletrônico: mistura e retrabalha, às vezes em tempo real e às vezes com sons pré-gravados, o toque do musico ao vivo com pilotagens de notebooks pré-gravados ou então manipulando os sons dos instrumentos e interagindo com eles em tempo real.

Estes concertos especiais mostram duas experiências, uma internacional, outra brasileira, no domínio da música eletroacústica mista: no dia 5, o Trio Universos e o clarinetista italiano Luca Luciano fazem improvisação coletiva interagindo com sons eletrônicos; e no dia 12 o duo sueco Sidén Hedman estreia no Brasil  e apresenta aqui pela primeira vez suas obras conceituais: peças para piano e eletrônica integrando-se a uma instalação sonora e visual combinada com texto, dança e performance teatral.

12/04/2014 – sidén hedman duo

eva sidén e jens hedman

O duo sueco Sidén Hedman apresenta pela primeira vez no Brasil no Instituto CPFL  suas obras conceituais: obras para piano e eletrônica integrando-se a uma instalação sonora e visual combinada com texto, dança e performance teatral. A instalação consiste de um piano, disposto em espaço de exposição, com uma série de excitadores, controlados sem fio, por um computador, que também controla a parte eletroacústica quadrifônica. As apresentações musicais acontecem no mesmo local, interagindo com os instrumentos mecânicos, e com o espaço expositivo. A instalação no espaço de exposições do Instituto CPFL inclui, além do piano, móbiles variados e preparação do piano com introdução de objetos e microfones. A instalação poderá ser vista desde a sexta-feira, dia 11.

Programa 

double bind, em instalação e concerto

double bind contém uma parte eletroacústica em áudio surround, ligada ao piano e à objetos mecânicos dentro dele. o palco é montado com um piano de cauda no centro e quatro alto-falantes posicionados em círculo ao redor do instrumento. além disso, um alto-falante ressonador é posicionado dentro do piano. a música contém peças para piano e eletrônica, objetos sonoros e performance, unidos num salão sonoro belo e único.

O Sidén Hedman duo foi fundado em 2010, unindo dois compositores de reconhecida importância para a música sueca atual.

Eva Sidén é compositora e pianista. Seu trabalho se concentra sobre peças que combinem instrumentos e eletrônica. Ela também cria obras para dança, teatro, artes visuais e exposições, em colaboração com diversos artistas. Uma pianista de grande reconhecimento, ela também apresenta concertos frequentes com a obra de outros compositores.

Jens Hedman é um nome reconhecido na música eletroacústica sueca. Suas obras têm sido apresentadas em festivais, concertos e em rádios por todo o mundo, e foi premiada em diversas competições internacionais de música. Hedman compõe tanto para eletroacústica como para instrumentos, além de sound art, e frequentemente combina sua música com outras expressões artísticas, colaborando com escritores, artistas visuais, coreógrafos e arquitetos. Para Hedman, o conteúdo espacial da música é muito importante, e muitas de suas obras exploram espaço e movimento por meio de técnicas multi-canal. Ele também participa de várias composições colaborativas com outros compositores. 

série:  CEM ANOS DE MÚSICA NO BRASIL | A música eletroacústica mista
curador: joão marcos coelho
local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 12 de abril de 2014
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: cpfl cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;