05
abr

05/04 | música erudita contemporânea | criações em tempo real e diferido | com daniel murray + trio universos e convidados especias ji yon shim e luca luciano

  • 20:00

série:  CEM ANOS DE MÚSICA NO BRASIL | A música eletroacústica mista

A música feita em laboratório, com manipulações eletrônicas, nasceu imediatamente após o término da Segunda Guerra Mundial. A música concreta de Pierre Shaeffer significava gravar ruídos do entorno e em seguida manipulá-los em estúdio. Stockhausen, Berio e outros compositores trabalharam em seguida nos estúdios gerando e manipulando sons eletrônicos. Modernamente, o que se chama música eletroacústica, um domínio importante da criação contemporânea, propõe dois tipos de música: a puramente eletrônica; e a que coloca frente a frente o instrumentista ao vivo com o aparato eletrônico: mistura e retrabalha, às vezes em tempo real e às vezes com sons pré-gravados, o toque do musico ao vivo com pilotagens de notebooks pré-gravados ou então manipulando os sons dos instrumentos e interagindo com eles em tempo real.

Estes concertos especiais mostram duas experiências, uma internacional, outra brasileira, no domínio da música eletroacústica mista: no dia 5, o Trio Universos e o clarinetista italiano Luca Luciano fazem improvisação coletiva interagindo com sons eletrônicos; e no dia 12 o duo sueco Sidén Hedman estreia no Brasil  e apresenta aqui pela primeira vez suas obras conceituais: peças para piano e eletrônica integrando-se a uma instalação sonora e visual combinada com texto, dança e performance teatral.

05/04 | sáb | 20h | criações em tempo real e diferido | com daniel murray + trio universos e convidados especias ji yon shim e luca luciano

o trio universo e o clarinestista italiano luca luciano fazem improvisação coletiva interagindo com sons eletrônicos.

PROGRAMA

josé augusto mannis

1- estudo para md (dedicada a daniel murray)       5min

daniel murray

2- entremeio (menezes/kampela)                            2 min

3-…sobre harmônicos e martelatos…                     5min

4-entremeio  (malt/ferraz)                                          1min

5-…sobre tremollos e rasgueados…                         4min

6- entremeio (kafejian /ribeiro)                               5min

 

arthur kampela

7- happydays II (para violão e eletrônica)* 6min

8- trio universos criações em tempo real

I, (flauta, violão e eletrônica)

II (” “),                                                                                       15min

III (eletrônica solo),                                                            5min

IV (clarineta, violoncelo, violão e eletrônica)          10min

                                                          

TRIO UNIVERSOS

Formado em São Paulo por Daniel Murray (violão), Giuliana Audrá (flauta) e Sergio Kafejian (violão e computador),  propõe uma música de câmara que envolve improvisação e recursos digitais, utilizados ao vivo. Realiza apresentações dentro de uma vertente que poderia ser chamada de ‘improvisação livre’, corrente que se caracteriza pela criação de obras momentâneas, sem nenhum aspecto previsto anteriormente e apenas uma estética criada a partir do diálogo dos músicos no momento da performance.

O trio se utiliza também da captura e transformação dos sons em tempo real, através do computador, quarto elemento dessa música de câmara. Outro fator importante é a difusão desses sons em caixas distribuídas ao redor do publico. Neste ambiente cada músico é agente transformador e transformado, tendo seus sons automaticamente gravados, processados e difundidos no ambiente do concerto. Com isso, o processo de interação entre as diversas camadas sonoras é sempre realimentado, em contínua transformação.

Integrantes do Trio Universos:

Daniel Murray – violão

Desenvolve uma ativa carreira como músico. Integra, desde 2009, o Quarteto Tau de Violões, com Breno Chaves, José Henrique Rosa Campos e Fábio Bartoloni e formou junto ao violonista e compositor Chico Saraiva, o Duo Saraiva-Murray, com o qual excursionou pela Europa (Paris, Londres e Lisboa).

Giuliana Audrá – flauta

Bacharel em flauta transversal pela Faculdade Santa Marcelina (SP), de 2001 a 2005 desenvolveu pesquisas na área da música popular experimental com o grupo Armazém Abaporu, com o qual gravou três CDs e realizou turnês nacional e internacional. Morou em Londres, entre 2005 e 2006, onde integrou a COMA Orchestra (Londres), de música contemporânea especializada em primeiras audições.

Sergio Kafejian – violão e computador

Compositor e instrumentista, trabalha com pesquisas sobre paisagens sonoras aliadas a ferramentas de análise e manipulação através de programas de computador. Sua produção envolve obras e instalações eletroacústicas, peças instrumentais e orquestrais, além de projetos artístico-pedagógicos voltados para a música dos séculos XX e XXI. É Mestre pela Brunel University (Londres). Entre suas premiações destacam-se Festival Internacional de Música Eletroacústica de Bourges (França, 1998 e 2008), Gilberto Mendes de Composição Orquestral (São Paulo, 2008), Bolsa Criação (Funarte, 2009) e Interações Estéticas (SP, 2009).

MÚSICOS CONVIDADOS:

Luca Luciano – clarineta

Instrumentista e compositor nascido em Nápoles em 1975, atualmente radicado em Londres, Luciano  é professor de clarineta no Leeds College e especializou-se em música contemporânea e improvisação.

Ji Yon Shim – violoncelo

Coreana radicada no Brasil, é Doutora e Mestre em Música pela Universidade de Illinois (EUA) e prêmio máximo virtuosidade no Conservatório de Genebra (Suíça). Foi solista de orquestras como OSESP, OSUSP, Orquestra Sinfônica de Campinas, dentre outras. Além de intensa atividade artística como camerista em duos, trios e quartetos, foi concertino da Springfield Symphony Orchestra nos Estados Unidos e spalla da Orquestra São Caetano do Sul no Brasil. Atualmente integra o grupo Hespérides (Brasil) e o Ko trio (EUA.

série:  CEM ANOS DE MÚSICA NO BRASIL | A música eletroacústica mista
curador: joão marcos coelho
local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 5 de abril de 2014
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: cpfl cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;