Música Erudita Contemporânea | A viola do século 20, bem temperada, com Marcelo Jaffé e Ricardo Ballestero
- 20:00
08/06 | sab | 20h
A viola do século 20, bem temperada
Hindemith, Shostakovich e Arvo Pärt levaram sua música a públicos mais amplos. Hindemith quis devolver-lhe a função social que tinha no passado; Pärt, místico e tonal, faz sucesso no mundo inteiro; e Shostakovich, sob o regime estalinista, fez música de cinema para sobreviver. Esta noite, três obras-primas que têm em comum a viola.
Com Marcelo Jaffé – viola e Ricardo Ballestero – piano
Módulo: TEMPOS MODERNOS
O jazz e o cinema nasceram com o século 20. E tomaram de assalto a cultura e as artes. Compositores eruditos e músicos populares foram convocados pela arte do cinematógrafo desde o nascedouro: primeiro para fazer ao vivo a trilha sonora dos filmes mudos; depois, já nos anos 30, criadores eruditos europeus imigraram para Hollywood para inaugurar uma nova era nas trilhas sonoras da telona. Simultaneamente, o jazz, criação dos negros afroamericanos do início do século 20, virou mote de paixões incríveis curtidas pelos compositores eruditos.
Nos meses de abril, maio e junho, “Tempos Modernos” vai mostrar as várias formas pelas quais os compositores eruditos foram atraídos pelo cinema e pelo jazz. E como estas novidades foram contrabandearam para suas criações musicas eruditas e enriqueceram as músicas populares.
Curador: João Marcos Coelho
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Data: 8 de junho de 2013
Horário: 20h;
Capacidade: 162 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Vagas Limitadas;
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;