CPFL Brasil x China
01
set
até
30
set

mostra de cinema chinês cpfl em streaming (7º intercâmbio brasil >< china 2023)

  • youtube
  • 00:00

Mostra de Cinema Chinês, promovida pelo Cine Solar em parceria com o Instituto CPFL. A mostra acontece todos os anos em setembro, mês de comemoração da cultura Chinesa no Brasil.  Para a mostra deste ano, selecionamos 13 obras de alguns dos grandes mestres do cinema chinês em uma programação online e outra presencial.  

Para a programação online, faremos mais uma vez, o trabalho de regaste histórico de obras antigas e icônicas do cinema Chinês. Celebraremos o aniversário de 100 anos do cineasta Xie Jin, que é considerado um dos maiores cineastas e diretores da história do cinema chinês apresentando pela primeira vez, traduzido para o português, duas de suas obras iniciais: “Jogadora de Basquete nº5”, o filme com o qual o diretor alcançou projeção nacional e “Grande Li, Pequeno Li e Velho Li”, uma divertida comédia reverenciada pelos chineses até os dias atuais. 

Vale lembrar que duas outras grandes obras de Xie Jin, “Irmãs de Palco” e “O Destacamento Vermelho das Mulheres” já foram apresentadas, ineditamente em português, na 5a Mostra de Cinema Chinês do Instituto CPFL, em 2021.  

Além dessa homenagem a Xie Jin, apresentaremos pela primeira vez legendado para a língua portuguesa, as clássicas obras “A Longa Estrada” (1934), épico nacionalista de Sun Yu, “Viva a Senhora!” (1947), a genial comédia de Sang Hu e  o pioneiro do terror chinês “Sons da Meia-Noite” (1937) de Ma-Xu Weibang.  

Curadoria de Alê Amazonia e Lucas Chen

Confira os filmes em streaming, gratuitamente disponíveis de 1º a 30 de setembro em https://youtube.com/@MostradeCinemaChines

> Jogadora de Basquete n° 5 Xie Jin, 1957, 86 min, China, Ficção/Drama, 12 anos 

Jovem jogadora de basquete enfrenta os dilemas da rotina esportiva com as dificuldades da vida pessoal. Além de demonstrar a vida da atleta, o filme explora as diferenças entre as gerações de jovens pré e pós 1949. Primeiro filme de sucesso do diretor, Xie Jin se tornou clássico para as futuras gerações. Primeiro filme colorido chinês sobre esporte. 

> Grande Li, Pequeno Li, Velho Li Xie Jin, 1962, 90 min, China, ficção / comédia, livre 

Famosa comédia que conta a história de três Li que convivem em uma fábrica de distribuição de carne. O primeiro é presidente do sindicato, o segundo é filho do chefe do departamento e o terceiro é o próprio chefe. A trama se desenvolve a partir da prática esportiva no ambiente de trabalho. Divertida comédia, é a única obra do gênero produzida por Xie Jin.  

> The Big Road (A Longa Estrada) Sun Yu, 1934, 104 min, China, ficção / drama, 14 anos 

Épico chinês que evoca o espírito de defesa nacional e inspirou os sentimentos de coletividade contra as agressões externas. A trama acompanha um grupo de trabalhadores que enfrentam todo tipo de dificuldade para seguir seu caminho: pavimentar uma nova estrada para a China. 

> Viva a Senhora! Sang Hu, 1949, 112 min, China, ficção / comédia, 12 anos 

Esta comédia expõe com habilidade as contradições das sucessivas guerras enfrentadas pela China e a crise econômica decorrente. Chen Sizhen é uma esposa dedicada e tenta manipular os eventos para benefício de seus familiares, porém nem tudo sai como o esperado e assim precisa tomar grandes decisões. 

> Sons na meia-noite (Song At the Midnight) Ma-Xu Weibang, 1937, 113 min, China, ficção / terror, 14 anos 

A trupe de teatro “os anjos” aluga um teatro abandonado que estava prestes a ser demolido para ser palco de sua futura peça. O ator principal recebe a ajuda de um ressurgido ator famoso que todos pensavam que havia morrido na revolução contra o império chinês em 1913. Primeiro filme de terror chinês.